Família de Marques de Souza morria em acidente

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Família de Marques de Souza morria em acidente

Há 20 anos…

Mais de mil pessoas acompanharam o velório da família Cornélius, de Marques de Souza. Um acidente de carro vitimou Élio Jaci, 39, Vera Lúcia, 37, e a filha, Eduarda Milena Cornélius, de seis anos, que morreu a caminho do hospital. A outra filha, Deise, de 16 anos, estava internada em estado regular.

O acidente tinha ocorrido cedo pela manhã, em Tramandaí, onde a família tinha passado as férias. Eles voltavam para Marques no momento do acidente. Os pais e a menina foram sepultados no Cemitério Evangélico de Tamanduá.

FOTOS: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Élio era agricultor e Vera era cuidadora do idoso Henrique Geiss. Mesmo aos 94 anos, na época, Geiss compareceu ao enterro.

Enquanto isso (2004)…

Queda no PIB – A economia brasileira tinha encolhido 0,2% em 2003, conforme dados do IBGE. Esse era o pior resultado do PIB (Produto Interno Bruto) desde 1992, quando a queda foi de 0,5%, durante o processo de impeachment de Collor. Em 2003, a população do Brasil tinha aumentado em 1,3% e, com o novo resultado econômico, a renda per capita do brasileiro caiu em 1,5%.

Há 50 anos…
A Mais Bela Teuto Brasileira

O Vale do Taquari se preparava para um concurso agendado para julho de 1974, parte das comemorações dos 150 anos da Imigração Alemã ao Brasil. Na programação, seria eleita a Mais Bela Teuto Brasileira e a cidade de Cruzeiro do Sul foi a primeira a escolher sua candidata, a jovem Isonia Maldaner.

O concurso era realizado em todo o Rio Grande do Sul. Na época, poderiam concorrer jovens nascidas no Brasil, com pelo menos 16 anos e descendentes de alemães (o sobrenome do pai ou da mãe da jovem deveria ter etimologia germânica).

O concurso seria dividido, primeiro, em etapas reginais e, depois, a grande final seria feita em São Leopoldo. A rainha eleita receberia uma viagem de 15 dias pela Alemanha e as princesas um passeio de uma semana por Manaus.

Enquanto isso (1974)…

Eleições na Grã-Bretanha – Mais de 40 milhões de eleitores britânicos iam às urnas para eleger o próximo primeiro-ministro. A disputa era travada pelo então premiê Edward Heath, do Partido Conservador, e por Harold Wilson, do Partido Trabalhista. As eleições ocorriam em meio a uma grave crise no país, com greve dos mineiros, dois milhões de desempregados e semanas de trabalho com apenas três dias (em virtude da escassez de petróleo). Naquele ano, Wilson foi o vencedor. Ele já tinha sido primeiro-ministro de 1964 a 1970.

 

Hoje é

  • Dia da Ressaca
  • Dia Mundial de combate a LER/Dort

Santo do dia: São Romão

Acompanhe
nossas
redes sociais