O secretário da Saúde de Mato Leitão, Arcenio Maldaner, (MDB) solicitou exoneração ao prefeito Carlos Bohn (PSDB). Ele sairá no final do mês do comando da pasta que possui o maior orçamento. A expectativa de Bohn é anunciar o novo titular em até uma semana.
O prefeito destacou que agradece o trabalho realizado, tanto pelo empenho na função, quanto por todas as melhorias implantadas na área da saúde. Maldaner justificou a saída da pasta para cuidar de questões pessoais. Nos bastidores é especulado que passará a dedicar-se na tentativa de ser indicado para compor chapa da situação nas eleições majoritárias deste ano.
Arcênio Stanislau Maldaner está no MDB há 27 anos. Já foi vereador e presidente do Legislativo em diversas oportunidades. Contudo, o governo municipal diz que a articulação para definir o vice na chapa deste ano foi recém iniciada e que os três partidos da situação (PSDB, PDT e MDB) decidiram que irão definir o nome em conjunto e em consenso. A medida de ambas as legendas está registrada em ata.
O pré-candidato da situação para prefeito é Arly Stöhr (PDT), mais conhecido como Flecha. Em dezembro ele renunciou ao cargo de vice-prefeito, depois de sete anos de governo. Bohn e Stöhr assumiram em 2017, sendo reeleitos na eleição municipal de 2020.