PT quer romper com PDT em Taquari

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

PT quer romper com PDT em Taquari

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A relação entre o PDT e o PT é a pior possível em Taquari. E uma ruptura da chapa vencedora do pleito passado é dada como certa por ícones petistas da cidade. Não há nada oficializado, claro. Mas, em mensagem encaminhada ao Grupo A Hora, a presidente municipal do PT, a vereadora Ana Paula, deixa muito clara a intenção de abandonar a parceria com o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, André Brito (PDT). “Os dois mandatos que estivemos liderando nossa cidade com as gestões do prefeito Maneco foram excepcionais. Uma gestão inovadora, com muita responsabilidade financeira, centenas de obras e melhorias nos serviços públicos. E infelizmente, nos últimos três anos, esse ritmo e essas conquistas não foram mantidas”, afirma ela.

E tem mais. Ainda de acordo com a vereadora, “é hora de avaliar e dialogar com os demais partidos”. Sobre possíveis novas alianças, Ana Paula deixa em aberto, inclusive, uma eventual aliança com o PSDB. Aliás, outros líderes do PT também não descartam essa inusitada coligação com os tucanos de Taquari. “O PT está aberto ao diálogo com todos os partidos da cidade”, ressalta ela. Nos bastidores, os petistas reclamam de ações conduzidas por servidores da Secretaria de Obras, se queixam de falta de diálogo com o atual gestor, e sugerem o nome do vice, Ramon de Jesus (PT), como possível pré-candidato a prefeito. Por outro lado, os líderes do PDT ressaltam a importância de manter a coligação. Afinal, eles compreendem o peso do Maneco na cidade.

Pedido de cassação em Teutônia

A câmara de vereadores de Teutônia avalia pedidos de cassação contra o prefeito Celso Forneck (PDT) e contra a vereadora Neide Schwartz (PDT). E um fato ainda mais curioso: os pedidos partiram do vereador de Fazenda Vilanova, Léo Mota (PDT). Segundo ele, o governo e a legisladora teriam cometido “infrações político-administrativas” relacionadas ao trato e castração de animais domésticos. A denúncia será divulgada a pleno na sessão de hoje. E provavelmente será rechaçada pelos envolvidos e arquivada a pedido do jurídico da câmara. Aliás, é bom lembrar que Neide e Motta se “estranharam” em 2023, logo após o vereador afirmar que parabenizaria a morte de animais soltos na rua. A polêmica fala veio à tona em função da queda de um motociclista que tentou desviar de um cachorro em via pública. E a vereadora denunciou o fato ao MP.

“Governo na Comunidade”

O prefeito Elmar Schneider (MDB) começou um novo movimento no último ano da gestão. Em fevereiro, o chefe do Executivo de Estrela iniciou a série de visitas às mais diversas localidades por meio do programa “Governo na Comunidade”. Os dois primeiros eventos ocorreram no dia três, no bairro das Indústrias, e no dia 10, no Imigrantes. Já no sábado passado (foto), o encontro entre o gestor e os eleitores ocorreu no Marmitt. A partir de março, a ideia da administração municipal é visitar localidades rurais e bairros todas as terças-feiras. É uma inovação e tanto neste ano eleitoral.

Dingola é pré-candidato

Prefeito de Cruzeiro do Sul entre 2013 e 2016, Cesar Leandro Marmitt – o popular “Dingola” – enfrentou a justiça nos últimos anos em função de um concurso público realizado pelo filho, e, após a absolvição junto ao poder judiciário, ele deve mesmo voltar ao cenário político municipal. Nessa segunda-feira, o PP confirmou o nome de Dingola como pré-candidato a prefeito.

 

TIRO CURTO

  • Executiva da Amturvales, Vanessa Spindler será apresentada de forma oficial aos associados no dia seis de março, durante a realização da Assembleia Geral Ordinária da entidade, em Colinas.
  • A câmara de Lajeado analisa o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acerca a gestão do Legislativo em 2021. O TCE julgou “favorável com ressalvas” as contas do ex-presidente, Isidoro Fornari (PP). E fez uma única recomendação: evitar novos atrasos no envio de dados ao LicitaCon.
  • Ex-vereador pelo PT de Lajeado, Nílson do Arte migrou para a base governista do PP faz alguns anos e, até a quinta-feira passada, ocupava cargo de Coordenador de Departamento, lotado na Secretaria de Obras, junto ao Departamento de Serviços Públicos.
  • O governo de Lajeado anuncia processo licitatório para “obra de iluminação da pista de caminhada do Parque Professor Theobaldo Dick”. A sessão pública ocorre no dia 11 de março. É um movimento importante da administração municipal. Afinal, não seria saudável o Executivo criar novos parques e, ao mesmo tempo, esquecer dos antigos.

Acompanhe
nossas
redes sociais