As novidades na formosa Gruta de Capitão

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

As novidades na formosa Gruta de Capitão

Por

Localizada a cerca de 15 quilômetros do Cristo Protetor de Encantado, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Capitão promete ser um importante elo do turismo religioso regional. Empreendedores e poder público percebem isso e começam a transformar esse destino que une fé e belas paisagens.

A Gruta de Capitão foi descoberta na Linha Alegre em 1933 pelo morador Francisco Secchi. Ele doou a área de terras para a igreja, assim transformando o local em lar para a imagem da santa mãe de Jesus.

Ao lado da formação rochosa adaptado às missas está uma pequena e charmosa queda de água com cerca de cinco metros. Esse cenário divino foi totalmente reformado em 2020, com a instalação de bancos, construção de banheiros e pavimentação da área.

A novidade de 2024 é a exploração comercial do ponto turístico. Vencedor da licitação, Rudinei José Knorst será responsável pela manutenção do espaço e investimentos numa estrutura com venda de alimentos e bebidas que deve iniciar as atividades em março. Será mais um atrativo para quem deseja passar o dia no local.

Admirador da localidade, ele possui outro investimento em Linha Alegre. Se trata de um espaço gastronômico com salão de festas a cerca de 500 metros da gruta.

A construção com tijolos ecológicos já iniciou. Conforme Knorst, o prédio será envidraçado e com um deck próximo ao riacho. Características escolhidas para garantir o contato dos visitantes com o meio ambiente.

O empreendedor conta com financiamento da Cresol na edificação do sonho e ressalta a crença que Linha Alegre se tornará um grande destino turístico graças a beleza natural e religiosidade.

Outro atrativo da comunidade é a Cascata do Paredão com uma salto d’água de 36 metros. Necessário fazer trilha de dois quilômetros ida e volta, tornando a cachoeira um refúgio dos aventureiros que praticam até rapel no local.

Limpa Cascata Santa Rita

Um grupo de voluntários programa para sábado, a partir das 14h, a realização de limpeza na Cascata Santa Rita em Estrela. Haverá luvas e sacos de lixo disponíveis, mas quem quiser pode levar materiais também para facilitar o recolhimento.

Uma página no Instagram foi criada para concentrar as informações. No @limpa.cachu está disponível um link com grupo de WhatsApp para quem quiser combinar caronas até o destino turístico.

A Cascata Santa Rita foi escolhida nessa primeira ação do Limpa Cachu devido à grande circulação de veranistas, infelizmente, gerando muito lixo nas margens das águas. Para além da limpeza, objetivo dos organizadores é conscientizar as pessoas sobre a poluição de pontos naturais.

Repost do leitor

@williampurper

O William Purper registrou essa bela queda de água localizado em Arroio do Leite, interior de Pouso Novo. Se trata de uma beleza ainda desconhecida, tanto que nem possui nome.

Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!

Acompanhe
nossas
redes sociais