Programação dos 200 anos da Imigração Alemã ocorre durante todo ano

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Programação dos 200 anos da Imigração Alemã ocorre durante todo ano

Dentre as atividades, encontro de grupos folclóricos na Koloniefest, espetáculo de Páscoa, concurso de literatura nas escolas, oficina da gastronomia e concurso de fotografia

Por

Atualizado sexta-feira,
23 de Fevereiro de 2024 às 11:16

Programação dos 200 anos da Imigração Alemã ocorre durante todo ano
Foto: Evandro Mallmann
Estrela

O programa Frente e Verso desta sexta-feira, 23, é especial em homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, com transmissão ao vivo do Lar Jovem da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Estrela.

Em entrevista com o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município, José Mallmann e o instrutor e coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester, detalharam a programação que, neste ano, foi dividida ao longo do ano, de março a dezembro.

Dentre os destaques, concurso de literatura “Meus avós me contaram”, atividade que será desenvolvida nas escolas, exposições dos 200 anos do memorial, concurso de fotografia com o tema alemão e a oficina de gastronomia, sabores e saberes, que deve ocorrer em agosto. Além disso haverá rodas de conversa, apresentações de grupos folclóricos de vários municípios do estado, encontro de grupos folclóricos na Koloniefest, e Páscoa.

A partir de março, haverá espaço dedicado à celebração no jornal Nova Geração. A proposta tem como objetivo resgatar as histórias. “A gente ama aquilo que conhece. Para amarmos o nosso município precisamos conhecê-lo”, destaca Malmann.

Além disso, entender como se formaram as comunidades e as etnias, assunto que serão abordados. “Desde o ano passado estamos ofertando turmas de língua alemã administradas no colégio Martin Luther que preserva a tradição e entra com a estrutura necessária para essas aulas. É preciso ter conhecimento e entender a realidade do momento”, reforça.

Hamester destaca o lançamento de abertura na noite de hoje que vai reunir autoridades, líderes comunitários, onde as pessoas vão ter a oportunidade de falar o que estão fazendo em prol dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.  “Neste ano, os nossos grupos de folclore completam 60 anos. São 452 componentes de três a 90 anos que vão estrear em maio sete jogos de trajes típicos, quase todos artesanais e estão sendo confeccionados”.

Carnaval em Porto Alegre

Para este fim de semana, os grupos folclóricos de Estrela participam dos desfiles de Carnaval em Porto Alegre. “Pelo menos 70 dançarinos vão estar participando dessa programação, representando a nossa região do Vale do Taquari no carnaval. Um fato histórico para nossa cultura e um privilégio para nós”.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais