“O celular é o de menos”

ABRE ASPAS

“O celular é o de menos”

Fany Machado, 52 anos, nasceu em Lajeado e amplificou sua visão inserido no olhar cosmopolita da arte, das cores, do tato e da sensibilidade. Em vez do diploma, escolheu as lentes. Em vez do boletim escolar, a maquiagem. E a faculdade? Uma jornada com a máquina fotográfica à tiracolo. Ainda jovem, iniciou no campo da fotografia na loja de uma tia.  Na década de 90, sua lente capturava a irreverência de garotas em rodas de pneus, trilhos de trens e cenários inóspitos, convidando-as a expressões livres e espontâneas. As fotografadas se encantavam com o resultado. Agora, a especialista em retrato feminino provoca a feminilidade como “fotógrafa de Iphone”

Por

“O celular é o de menos”
DIVULGAÇÃO

Por que fotografar com celular?

Comecei a fotografar ainda jovem, na loja de fotografias da tia e permaneci no segmento por mais de duas décadas. Após inaugurar meu estúdio de maquiagem, comecei a fotografar as clientes com meu iPhone para compartilhar os resultados em minhas redes sociais. Para minha surpresa, as solicitações por fotos com o iPhone superaram as de maquiagem, transformando essa paixão em meu principal nicho de mercado.
As pessoas indagam: “qual seu iPhone”? Respondo que o Iphone é o de menos. Existe a técnica, a iluminação, o cenário e o olhar.

Como você conquistou a sensibilidade do “olhar”?

Eu tive meu olhar voltado para as expressões de arte. Desde garota, vivenciei teatro, técnicas de pintura, maquiagem e produção. Tinha certeza de que um dia, eu trabalharia na Rede Globo. Eu brincava com isso.

O que te motiva a retratar mulheres?

São muitos os relatos de mulheres celebraram uma renovação na autoestima com as experiências fotográficas. Após as sessões, sinto que elas resgatam “o mulherão” dentro delas. Entendo que a rotina, e a vida como mãe, mulher e profissional colocam pressão sob a gente e nos perdemos de nós mesmas. A gente vai se deixando de lado.

Há impactos psicológicos em um batom vermelho?

Uma mulher com batom vermelho, um acessório chamativo e uma experiência diferente propiciam poder.  Quando você percebe o resultado das fotos, é como uma injeção de ânimo na autoestima. Elas se encantam.

Acompanhe
nossas
redes sociais