Ontem, 21, em Porto Alegre, ocorreu uma reunião com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, focada na situação e andamento dos projetos das pontes destruídas pelas chuvas de 2023, nas regiões do Vale do Taquari, Serra e Litoral Norte.
O encontro reuniu prefeitos, representantes de entidades empresariais e lideranças destas regiões e contou com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) Alexandre Postal. O conselheiro é natural de Guaporé e já foi prefeito do município. “Por ser alguém da região, me sinto na obrigação de estar presente nesse encontro” disse.
Durante a reunião, Costella salientou a necessidade dos órgãos públicos estarem preparados para situações de enchente, já que não há garantia que não voltem a acontecer novamente. “Temos que pensar no coletivo para encontrar uma solução. Tivemos um prejuízo de mais de 200 milhões, cinco pontes estaduais destruídas, quatro pontes municipais de médio e grande porte danificadas, e mais de 50 estradas estaduais bloqueadas” comentou.
Referente as pontes municipais danificadas, os presentes foram informados que o Daer disponibilizou apoio jurídico e técnico para execução do plano de trabalho junto ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Ao responder sobre a situação da estrutura entre Guaporé e Anta Gorda, Costella salientou que se for preciso o governo estadual vai garantir os recursos para essas pontes municipais. “Eu vou me assegurar disso, se precisar colocar dinheiro nós vamos colocar”, enfatizou.
O prefeito de Muçum, Mateus Trojan, analisou o encontro como positivo. “No sentido de agir com transparência com os prefeitos e comunidades, e também identificando em que etapa está cada um dos projetos e quais são os próximos passos”, afirmou.
As cinco pontes estaduais
Caraá: investimento de R$ 6,4 milhões, início da obra em fevereiro e previsão de entrega em junho.
Três Cachoeiras: investimento de R$ 5,8 milhões, a previsão é iniciar as obras em março.
Santo Antônio da Patrulha: Obra concluída e investimento de R$ 858 mil.
São Valentim do Sul: investimento em análise, nova ponte terá dimensões superiores em altura, largura e capacidade de carga. Com 320 metros, será 51 metros maior do que a ponte destruída. Sobre a Balsa: investimento de mobilização R$ 622,5 mil, nove mil veículos já a utilizaram em 13 dias de operação.
Nova Roma do Sul: Anteprojeto em elaboração pelo Daer. Ela terá 180 metros de comprimento, 60 a mais do que a ponte destruída. Previsão de 18 meses entre começar e entregar a ponte.