Renovação na Av. Alberto Müller

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Renovação na Av. Alberto Müller

Por

As recentes mudanças no Plano Diretor de Lajeado e a necessidade natural de novos sítios ao empreendedorismo lajeadense potencializaram ainda mais a valiosa Av. Alberto Müller, uma avenida estrategicamente construída entre os bairros Alto do Parque e Universitário, e que ainda serve como um acesso secundário e seguro ao município. O recente anúncio da instalação do restaurante Minato Sushi na esquina com a rua Otelo Rosa é mais um capítulo desta imperiosa mudança de cenário. Antes disso, e especialmente na parte nova e prolongada da via – desenvolvida durante a gestão da ex-prefeita Carmen Regina Cardoso (in memorian) –, a gastronomia e o comércio já estavam pedindo passagem. Com os novos movimentos, a perspectiva é consolidar aquele ponto como um dos principais polos gastronômicos e comerciais do Vale do Taquari.

Além do Minato, do Mamma Mia, da hamburgueria Bonnese e outros empreendimentos residenciais, gastronômicos, comerciais, estéticos e da área da saúde, a avenida vai receber mais um imponente projeto da Construtora e Incorporadora Lyall. É o Lajeado Trade Centrer, um complexo comercial e residencial com 22 mil metros quadrados de área construída. As obras já iniciaram. Serão duas torres – uma dessas em modelo mixed use (formato escada) com 136 salas comerciais, 10 lojas com frente para Av. Alberto Müller, 12 lojas na esplanada, além de 62 estúdios residenciais, quatro gardens, duas coberturas duplex e estacionamento com ao menos 230 vagas. Um investimento que certamente vai exigir ainda mais empreendimentos para abastecer os novos moradores, investidores e trabalhadores. Ou seja, a revolução na – antes – “residencial” avenida recém começou.

Ainda sobre a avenida…

Por falar em Av. Alberto Müller, persistem as provocações para o poder público de Lajeado olhar com ainda mais carinho aos canteiros e pista de caminhada. Aliás, sobre isso, os representantes do restaurante Minato Sushi vão solicitar autorização para “adotar” o canteiro localizado em frente a futura unidade. Um movimento que pode inspirar outros empreendedores. Mas voltando ao poder público, é preciso também uma cobrança mais eficiente às reformas nas calçadas. E muito além disso. É preciso um inovador projeto para melhor aproveitar o subaproveitado Parque do Imigrante.

PL busca mais dois vereadores em Estrela

O Partido Liberal (PL) de Estrela já possui um vereador no plenário do legislativo. Adriano Scheeren. Mas a coordenação municipal do partido quer mais e já iniciou conversas com os vereadores Humberto Canigia (Republicanos) e Luís Kalsing (ex-PTB). Lembrando que o partido já conquistou três secretarias municipais nos últimos meses.

Romildo em Lajeado

Ex-presidente do Grêmio Foot Ball Porto-Alegrense, onde foi campeão da América e rebaixado à segunda divisão do futebol brasileiro, o ex-prefeito de Osório e pedetista Romildo Bolzon Jr. estará em Lajeado no próximo dia 29, às 19h, na sede dos funcionários da prefeitura. O encontro é organizado pelo coordenador regional e presidente do PDT de Lajeado, José Scorsatto.

 

 

Estrelas no South Summit Brazil

O programa “Estrelas do Conhecimento”, capitaneado pela Secretaria de Educação de Estrela, será um dos cases apresentados pela Secretaria Estadual de Inovação durante o evento South Summit Brazil, marcado para ocorrer entre os dias 20 e 22 de março, em Porto Alegre, e que deve reunir centenas de novas startups. É mais um importante voo desse movimento em prol da educação.

Recado em Putinga

Os danos registrados pela forte chuva dessa segunda-feira na pequena cidade de Putinga precisam servir de novo alerta aos políticos, empresários e comunidades em geral. E o recado é claro: não é precisa ter margem no Rio Taquari e/ou afluentes para sofrer com eventuais inundações. Encanamentos e tubulações antigas e ausência de planos para drenagem pluvial na maioria dos municípios são desafios latentes aos atuais e próximos gestores e parlamentares. Aliás, é compromisso do eleitor – também – cobrar isso nos planos de governo dos futuros candidatos.

TIRO CURTO

  • A cooperativa Languiru convoca associados para uma decisiva assembleia. O encontro será no dia 28 de março.
  • Ainda sobre o futuro da Languiru, a auditoria investigativa deve ficar pronta ainda no primeiro semestre. E isso preocupa os antigos gestores da cooperativa. Aguardemos!
  • Em Lajeado, o ainda Secretário de Meio Ambiente, Luís Benoitt (PL), reforça que é pré-candidato a prefeito. Ele vai deixar o cargo até o dia seis de abril. Além dele, os secretários de Cultura, Carlos Reckziegel (PSDB), e Obras, Fabiano Bergmann (PP), também vão deixar a função pública dentro do prazo estabelecido por lei para quem deseja concorrer a vereador em outubro.
  • Representantes da STACIONE Rotativo afirmam que Lajeado ficará sem o serviço a partir do dia sete de março, quando vence o contrato de concessão. Por outro lado, o prefeito parece ter um “plano B” para evitar o caos na mobilidade do centro da cidade.
  • O PDT de Arroio do Meio se reuniu na segunda-feira na casa de Irineu Telocken, em Dona Rita. Estavam presentes o vereador Paulo Backes, secretários filiados – Áurio Scherer, Iliete Winck e Cristian Perin -, e a vice-prefeita Adriana Lermen. Também estavam lá a subprefeita de Palmas, Angela Wilsmann, e o subprefeito de Arroio Grande, Odair Werner. Em debate, as realizações do governo.
  • Em Teutônia, Paulo Sérgio Schneider, da empresa Teutoniagás, colocou o nome à disposição do PSB para concorrer a prefeito. A cerimônia de filiação deve ocorrer neste fim de semana. Com isso, já seriam cinco pré-candidatos a prefeito no município. Além de Schneider, Celso Forneck (PDT), Jonatan Brönstrup (PSDB), Renato Altmann (PSD) e Aline Köhl (PL).

Acompanhe
nossas
redes sociais