“Minhas experiências profissionais desde jovem me deram resiliência”

O MEU NEGÓCIO

“Minhas experiências profissionais desde jovem me deram resiliência”

Sócio gerente na Desin Soluções Ambientais LTDA, Luís Augusto Mörschbächer relembra trajetória no mercado de trabalho, exemplo familiar e consolidação do próprio negócio. Comenta, também, sobre importância da escolha criteriosa nos serviços e atendimentos

Por

“Minhas experiências profissionais desde jovem me deram resiliência”
Desin atua no controle de pragas urbanas, higienização de reservatórios d’água, consultoria ambiental e implementação de boas práticas de fabricação. (Foto: Deivid Tirp)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Aprendi com meus pais sobre respeito, ética, educação e humildade. O espírito batalhador deles fez com que eu olhasse para o mundo de outra forma”. Foi a partir do exemplo familiar que Luís Augusto Mörschbächer iniciou sua trajetória profissional ainda jovem. Passando por muitas áreas, encontrou sua paixão na consultoria ambiental.

Convidado dessa segunda-feira, 19, de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora, sócio gerente da Desin Soluções Ambientais LTDA relembrou sobre o primeiro emprego aos 14 anos. “Sempre busquei minha independência financeira. Comecei vendendo doces e salgados nas ruas de Estrela e depois fui office boy na Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). Essas experiências me deram resiliência e bagagem para chegar onde cheguei”, pontua.

Mörschbächer detalha que o contato com a área de atuação atual começou por influência de seu pai, funcionário do Ministério da Agricultura. “Ele atuou na inspetoria veterinária na área da suinocultura. Não segui na mesma linha, mas o ramo me interessou”. Formado como técnico em Contabilidade pelo Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho) e técnico em Segurança do Trabalho pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), em 2002 iniciou a atuação na área e, em 2009, inaugurou a Desin.

Com uma equipe multissetorial, destaca que a sua área com mais afinidade é a gestão. Recorda, ainda, que um fator em comum em todos os negócios que já passou, e que percebe no empreendimento próprio também, é a paixão por lidar com pessoas.

DICA DE LIVRO

Conselheiro de empresas
Performar bem o papel de conselheiro é a arte de buscar o melhor interesse da companhia, de maneira íntegra e transparente, alinhando os interesses de acionistas, clientes e demais stakeholders. Neste livro, o autor traz uma proposta de planejamento, construção e gestão da carreira para quem deseja dar os primeiros passos no ramo.

 

 

 

 

 

 

Entrevista
Luís Augusto Mörschbächer • sócio gerente na Desin Soluções Ambientais

Rogério Wink: Como surgiu a ideia de construir a Desin?

Luís Augusto Mörschbächer: Antes do meu próprio negócio, trabalhava em outra empresa do ramo, mas em 2009 acabei sendo desligado. Já tinha conhecimento operacional e técnico sobre controle de pragas, higienização de reservatório de água e outros serviços, além da prospecção de clientes e o tamanho do mercado. Então, a convite de um conhecido, que me procurou para ser um cliente meu, a empresa iniciou com três sócios. Desses, dois investidores com capital e um com trabalho.

Wink: Quais os serviços ofertados?

Mörschbächer: Somos uma empresa especializada em serviços de controle de pragas urbanas, higienização de reservatórios d’água, consultoria ambiental e implementação de boas práticas de fabricação. Nosso objetivo é ser referência nesses atendimentos, buscando inovação e a máxima satisfação do cliente. É importante ressaltar que trabalhamos com supervisão do Ministério da Saúde, regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ou seja, trabalhamos com saúde pública.

Wink: Como é lidar com pragas urbanas?

Mörschbächer: Essas pragas são sinantrópicas. Elas vivem no nosso entorno e do lixo que produzimos. Esses animais têm um papel importante na natureza das casas, por isso não dedetizamos, nem matamos, mas sim fazemos o controle, justamente para elas não entrarem nas indústrias. Para isso, partimos do princípio dos quatro “As”: acesso, ambiente, alimento e água. Como não podemos tirar o alimento e água dos locais, trabalhamos com acessos, ambientes e, principalmente, ações com produtos domissanitários, que são menos agressivos que outros químicos.

Wink: Quais segmentos a empresa atende?

Mörschbächer: Atendemos empresas dos ramos de hospitais, hotéis, escolas e universidades, supermercados, laticínios, frigoríficos, residenciais e administradoras de condomínios em Lajeado, Porto Alegre e no litoral, metalúrgicas, distribuidoras de gás e fábricas de ração. Conforme varia o segmento, varia o serviço prestado. Atualmente, são mais de 300 contratos ativos. Por exemplo, para a Sorvebom, que foi nosso primeiro cliente, fazemos o controle de pragas e higienização do reservatório de água. No caso do Hospital Bruno Born também fazemos esse controle, mas temos que ter alguns cuidados a mais por ser um ambiente da área da saúde. Outro exemplo é a Vinícola Don Laurindo que, nesse caso, atende às normas do Ministério da Agricultura. Assim, fazemos parte do programa de boas práticas da fabricação da empresa e realizamos serviços, como desinsetização, desratização e a higienização do reservatório de água.

Wink: Quem compõe a equipe?

Mörschbächer: Temos uma equipe multidisciplinar para dar o melhor suporte para os clientes na hora do planejamento e atendimento. No corpo técnico contamos com geólogo, engenheiro de minas, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro de alimentos, engenheiro químico e biólogo, todos registrados junto ao Conselho Regional da área de formação de cada um. Os profissionais também passam por diversos treinamentos. Inclusive, toda última sexta-feira a tarde de cada mês nenhum técnico sai da empresa. Eles ficam na Desin para treinamentos e atualizações. Prezamos muito por esses momentos.

Wink: Qual a melhor maneira de chegar ao cliente final?

Mörschbächer: Indicações. Um bom trabalho faz com que outras pessoas acabem nos conhecendo, tanto que 95% dos nossos clientes vieram desse modo. Por isso, estamos sempre em busca de melhorar nossos serviços e qualificar os profissionais que estão conosco, além de escolher a dedo os produtos e métodos utilizados. Afinal, esse é o nosso cartão de visitas.

Acompanhe
nossas
redes sociais