APL entrega primeiro certificado do Fundopem

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

APL entrega primeiro certificado do Fundopem

Por

O Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari promoveu na noite de segunda-feira, 19, o segundo encontro de 2024 – primeiro presencial. Realizado no Labilá, o evento teve participação 40 empresários e voluntários do APL e foi marcado pela entrega do primeiro certificado do Fundopem deste ano. A certificação foi entregue aos representantes da Bebidas Chiamulera, cujo projeto prevê ampliação e automação das linhas de produção.

Durante a reunião, a diretoria do APL apresentou treinamentos que foram solicitados pelas empresas participantes, com destaque para temas como gestão de custos, inovação de produtos e tendências de mercado. Ao longo do ano, o Arranjo conduzirá pesquisa interna para entender as necessidades dos associados e traçar estratégias para atender às demandas.

O encontro também abordou as possibilidades de compra de energia no mercado livre, modalidade que proporciona às empresas a oportunidade de escolher seus fornecedores de eletricidade. Oferecido por empresas do setor e cooperativas como a Certel, o modelo permite gestão mais eficiente dos custos e maior flexibilidade para adequar o consumo às necessidades das organizações.

Florestal renova boutique de chocolates em Gramado

A Boutique da Caracol Chocolates de Gramado, marca pertencente à Florestal Alimentos, está em reforma. A loja, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 2935 – Centro, contará com um novo conceito de boutique, com layout contemporâneo, restaurante e pub no rooftop. Com três andares, a estrutura de 440 metros², o espaço também terá um ambiente lounge com vista para a principal avenida de Gramado.

Os cinco colaboradores da loja foram realocados para outros estabelecimentos da marca até a reabertura, prevista para julho. A nova Boutique deve contar com um quadro de 25 pessoas. Conforme a gerente administrativa Cristiane Oliveira, com as mudanças a expectativa é de que haja um crescimento de 40% no faturamento para 2024. “Nosso objetivo é melhorar ainda mais o atendimento, oferecendo um espaço mais amplo e com diversas opções de serviços. Queremos que os clientes coloquem na rota de passeio a visitação na Boutique.”

RÁPIDAS

  • Educação empreendedora – O Sebrae RS participou do evento de abertura do ano letivo dos professores do ensino fundamental das escolas de Lajeado, com objetivo de contribuir com uma ativação de espaço voltado para a educação empreendedora. Como parceiro em projetos educacionais no município, o Sebrae oferece apoio e recursos que visam transformar a experiência de aprendizagem dos estudantes. Gerente da região Vales do Taquari e Rio Pardo do Sebrae RS, Liane Klein afirma que contribuir com metodologias focadas em comportamentos essenciais para o desenvolvimento dos jovens faz parte de prioridades de atuação da instituição.
  • Alta na renda fixa – O número de investidores pessoas físicas com aplicações no segmento de renda fixa no Brasil cresceu 15% em 2023, impulsionado pelos juros elevados. Dados da B3, a bolsa brasileira, mostram que 17,1 milhões de CPFs investiram nessa modalidade ao longo do ano passado. O valor dos ativos sob custódia na Bolsa cresceu 30%, para R$ 2,1 trilhões, apoiado no aumento do número de aplicadores e na valorização dos ativos. Entre as aplicações mais procuradas, destaques para debêntures, notas comerciais, CRAs e CRIs, que tiveram crescimento de 35% no total.

Frase do dia

Simon Stiell, Chefe da Organização das Nações Unidas para o clima em discurso publicado pela Revista Forbes

“Já é extremamente óbvio que o financiamento é o fator decisivo na luta mundial contra as mudanças climáticas. As medidas que tomarmos nos próximos dois anos determinarão a quantidade de destruição causada pelo clima que poderemos evitar nas próximas duas décadas e muito além.”Simon Stiell

Acompanhe
nossas
redes sociais