Câmara concede título de cidadão lajeadense ao promotor Diefenbach

RECONHECIMENTO

Câmara concede título de cidadão lajeadense ao promotor Diefenbach

Homenagem reconhece atuação do servidor no MP e em outras áreas como meio-ambiente, educação e segurança pública em Lajeado

Por

Atualizado terça-feira,
20 de Fevereiro de 2024 às 20:54

Câmara concede título de cidadão lajeadense ao promotor Diefenbach
Sessão nessa terça-feira aprovou quatro projetos (Foto: Henrique Pedersini)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os vereadores de Lajeado aprovaram nessa terça-feira, 20, o projeto que reconhece o promotor Sérgio Diefenbach como cidadão lajeadense. A proposta foi apresentada por Isidoro Fornari Neto (PP) e valoriza a atuação do servidor na comunidade em diferentes áreas como educação, meio-ambiente e segurança pública.

Aos 54 anos, Diefenbach possui quase duas décadas de atuação no MP de Lajeado. Natural de Jaguari, ele é o mais novo promotor de justiça do Rio Grande do Sul, com 22 anos. Atualmente atua na promotoria especializada de Lajeado, com atribuições nas áreas da Infância e Juventude, Meio Ambiente, Saúde Pública, Consumidor e Ordem Urbanística. Coordenou, durante quatro anos, o fórum de enfrentamento ao consumo de drogas. É um dos fomentadores do Pacto Lajeado pela Paz. Há dois anos é também Promotor Regional Ambiental da Bacia dos Rios Taquari- Antas.

Durante a sessão, os vereadores lembraram da atuação dele durante as enchentes de setembro e o reconhecimento que o profissional tem pelos projetos educacionais idealizados durante sua trajetória no MP. Uma homenagem será feita em data a ser confirmada para entrega da honraria ao promotor.

 

Críticas e preocupação com obras na ERS-130

Antes alvo de críticas pelo atraso, a obra para construção de uma trincheira na ERS-130, próximo da BRF, voltou a pautar os discursos. O presidente Lorival Silveira (PP) estará em Porto Alegre nesta quarta-feira, 21, para reivindicar ao governo estadual uma parceria público-privada que viabilizará uma passarela. “Quero agilidade, se der certo será uma solução com até 80% de redução do prazo em relação ao que está sendo proposto”, declarou.

Mozart Lopes (PP) reconheceu as dificuldades na obra e lamentou os acidentes ocorridos no trecho nos últimos tempos, entretanto ressaltou que trata-se de uma estrutura que resolverá um dos principais problemas do trânsito de Lajeado. “São duas marginais, passagens em diferentes níveis e pequenas rotatórias… prefiro ser otimista e enxergar os benefícios do investimento”, complementa.

O tom crítico foi adotado, entre outros, por Eder Spohr. O emedebista chegou a reproduzir um áudio de uma moradora das proximidades que reclama de não ter mais o acesso na rua onde mora. “Tem que ir lá conversar com as pessoas, elas estão desamparadas. Tem gente que precisa caminhar 500m a mais pra chegar no serviço. Quem projeta e executa estas obras não anda a pé, eles possuem motoristas”, reclamou.

Márcio Dal Cin (PSDB) encaminhou ofícios para o governo com o pedido de informações  sobre a negociação que envolve o prédio do Daer, no Centro, em conjunto com a obra na rodovia, além de detalhes do processo de evolução da construção da trincheira e fiscalização.

Waldir Blau (MDB) criticou a Univates pela gestão do serviço na área de saúde em Lajeado. Segundo ele, são disponibilizados profissionais sem experiência para baratear o custo. Já Carlos Eduardo Ranzi (MDB) abordou a iluminação pública e a deficiência do serviço para troca dos equipamentos no município. Ranzi ainda pediu à mesa diretora da casa que seja criada uma comissão permanente de Acessibilidade e Mobilidade Urbana.

Heitor Hoppe (PP) cobrou a utilização de áreas repassadas ao município que ficam no bairro Jardim do Cedro em troca de dívidas tributárias para construção de estrutura voltada aos centros de formação de condutores (CFC’s). “A justificativa na época que aprovamos o projeto era que seriam feitas ali aulas de baliza. O Executivo precisa responder como está a situação dessa área”, alertou.

Outros quatro projetos aprovados

Os vereadores autorizaram ainda o município a ceder área no bairro Morro 25 para o Curtume Koefender, que pretende dar continuidade à estação de tratamento de efluentes oriundos das atividades industriais. Também receberam sinal positivo a abertura de dois créditos suplementares e o recebimento da doação de um terreno no bairro São Cristóvão, na rua Fábio Britto de Azambuja. A área tem pouco maia de 20 m² e foi avaliada em R$ 23 mil.

Mais sobre a Câmara 

– Waldir Blau pediu vistas ao projeto que concede ressarcimento aos proprietários de terrenos que cederem parte de suas áreas para alargamento de vias

– O presidente da comissão de Obras e Serviços Públicos convidou os vereadores para a reunião das comissões na próxima segunda-feira, 26, quando será debatido o projeto da guarda municipal.

Acompanhe
nossas
redes sociais