Lula compara ataques em Gaza com ações de Hitler; Israel convoca embaixador

POLÍTICA

Lula compara ataques em Gaza com ações de Hitler; Israel convoca embaixador

Doplomata brasileiro foi chamado pelo governo Netanyahu para prestar esclarecimentos sobre as declarações

Por

Lula compara ataques em Gaza com ações de Hitler; Israel convoca embaixador
(Foto: reprodução/Canal Gov)

O governo de Israel tomou uma medida diplomática significativa ao convocar o embaixador brasileiro para uma “conversa de repreensão” após o presidente Lula comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza ao genocídio de judeus por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

As declarações de Lula ocorreram durante seu último compromisso na Etiópia, antes de retornar ao Brasil após uma viagem de cinco dias pelo continente africano. Durante uma entrevista coletiva, Lula foi questionado sobre o envio de ajuda financeira à Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos.

O presidente criticou os países que suspenderam o financiamento à organização após denúncias de que membros da agência estavam envolvidos no ataque terrorista de 7 de outubro, no qual o Hamas matou 1.200 pessoas e sequestrou outras 242.

O ministro de Relações Exteriores de Israel disse que vai convocar na segunda-feira, 19, o embaixador do Brasil. Israel Katz afirmou que as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e sérias. Em nota, o Instituto Brasil-Israel afirmou que a comparação de Lula é um erro grosseiro que inflama tensões e mina a credibilidade do governo brasileiro como um interlocutor pela paz.

Acompanhe
nossas
redes sociais