Turbinados

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Turbinados

Por

Atualizado sábado,
17 de Fevereiro de 2024 às 08:20

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Dentre outras, faço parte de uma rede social que começou há pouco mais de quatro meses com oito colaboradores e hoje já conta com mais de 10.000 seguidores.

Qual a diferença prá gerar um brutal crescimento exponencial desses num curto espaço de tempo? Na minha modesta avaliação é a geração de conteúdo interessante e relevante para o respectivo público-alvo.

SEGURANÇA JURÍDICA

No Vale do Taquari existem mais de 90 mil propriedades rurais, mas o número de empregados rurais não chega nem perto disso. E olhem que trabalho tem, e bastante. Ainda mais naquelas onde só vivem casais idosos, porque os filhos foram trabalhar na cidade.

Vários fatores contribuem para esse cenário e um deles, senão o principal, é a insegurança jurídica.

TURNOVER

A mim me impressiona os índices de rotatividade (turnover) dos recursos humanos em várias cidades da região.

É a ¨régua¨ que mede o volume de trocas de emprego, num determinado período de tempo. E os desligamentos geralmente são a pedido dos próprios funcionários.

De um lado, oportunidades de trabalho e de obter acesso a uma profissão pode estar sendo mais fácil. De outro, treinar e formar recursos humanos talvez tenham que ser melhor avaliados.

CONTAGEM REGRESSIVA

Na Europa estão proliferando fortes protestos de produtores rurais contra as tentativas de alguns governos de implantarem novas e cada vez maiores restrições às atividades agrícolas e pecuaristas.

Consta que esses governos estariam tentando acelerar o cumprimento de ¨metas¨ estabelecidas numa tal Agenda 2030, a título de proteger o meio ambiente.

Não custa lembrar que os supostos ¨exploradores¨ da natureza estão lidando com aquelas terras há séculos. Será que estão sendo ouvidos pelos burocratas e legisladores?

É UMA GRAÇINHA…

Eu sinceramente acho uma graçinha certas correntes político-ideológicas que há décadas sobrevivem de gerar divisões sociais, na base do ¨Nós x Eles¨, agora virem com um discursinho de medo das polarizações e pedindo a união de todos.

Queriam colher o que? Plantaram abacaxis esperando colher bananas?

E na minha opinião só aumentam os abacaxis, cada vez mais complicados de descascar.

ANÚNCIOS DESCLASSIFICADOS

Perdeu-se o senso da livre expressão. Gratifica-se a quem encontrar.

LIVRE PENSAR

“Somente os loucos e as crianças contam sempre toda a verdade.” – (autoria incerta)

SAIDEIRA

Neto com o nôno:
– Como o senhor ia na escola, vô?
– Muito bem, sempre tive raciocínio rápido!
– ia bem nas provas então?
– Non, errava quase tudo. Mas tinha raciocínio rápido, em 15 minutos entregava a prova, outros levavam horas pra também errar quase tudo.

SAIDEIRA

Nôno na cancha de bochas:
– Baixou a gasolina de novo!
– Ué, como assim? Aonde?
– No meu tanque baixou. Ontem tinha ¼, agora já tá na reserva.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais