Um dos destaques do evento deste sábado, 17, é o treinamento da comunidade para enfrentar adversidades naturais. A programação também traz dez painelistas a fim de colocar em discussão temas importantes após o desastre de setembro do ano passado.
O evento “Inundações: Relatos, Estudos e Enfrentamento” ocorre a partir das 8h, no restaurante Prato Pronto, no bairro Guaporé. A participação é destinada para toda comunidade local.
De acordo com o prefeito, Mateus Trojan, o evento tem o objetivo de aproximar a população dos debates relacionados às enchentes e evitar que o assunto “esfrie”. Ele comenta que a iniciativa busca levar informações e discutir com a população possibilidades futuras e proximidade com órgãos como a Defesa Civil Estadual, a CPRM e o Governo do Estado.
“O problema das cheias é algo que deve ser discutido em conjunto, aproximando a população e consultando técnicos no assunto, para então sermos assertivos nas decisões que buscam prevenir novos desastres. É importante destacar que os municípios, por si só, não têm nem autonomia por lei, nem capacidade financeira para intervenções diretas, e por isso, precisamos buscar quem de fato tenha essa autonomia e condição”, diz.
Destaques da programação
8h às 8h15min: Abertura
8h15 às 9h30min: A bacia do rio Taquari-Antas e seu histórico com eventos de inundação; aspectos meteorológicos e hidrológicos dos eventos de inundação recentes (setembro e novembro de 2023); e estudos em desenvolvimento sobre a temática na bacia Taquari Antas.
Painelistas:
Sofia Royer Moraes, engenheira ambiental
Walter Collischonn, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
9h30min às 10h: Operação do SAH-Taquari em 2024: Atividades e pesquisas previstas para o ano de 2024
Emanuel Duarte, chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil
10h às 10h30: A experiência de Blumenau: relatos da visita técnica
Sérgio Diefenbach, promotor de Justiça
Douglas Pessi, engenheiro ambiental
Lucas Brustolin Pezzi, advogado
10h30 às 11h15min: Prevenção e adaptação: o que é preciso para nos tornarmos uma cidade resiliente aos eventos de inundação?
Mediação: Sofia Royer Moraes, engenheira ambiental
Painelistas:
Masato Kobiyama, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas
Jamile Weizenmann, doutora em arquitetura
Marjorie Kauffmann, secretária estadual de Meio Ambiente
Luciano Chaves Boeira, coordenador da Defesa Civil/RS
11h15 às 11h30min: Ações Educacionais e de Treinamentos da População para o Enfrentamento de Adversidades Naturais
Instituto V Volunteer
11h30min às 12h – Perguntas e debate final
Mediação: prefeito Mateus Trojan