Cooperativa Dália registra 14,5% de aumento na exportação

Produzido por AI Dália

Cooperativa Dália registra 14,5% de aumento na exportação

Apenas em cortes congelados com osso, sem osso e miúdos de suínos foram comercializadas 1,4 mil toneladas a mais do que em 2022

Apresentado por

A tendência de aumento nas exportações, divulgada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), também se confirma na Cooperativa Dália. Só em produtos suínos in natura e processados, conforme a ABPA, o volume total embarcado do Brasil, no ano passado, foi de 1,229 milhão de toneladas, um aumento de 9,7% em relação a 2022. Já na Dália, os produtos deste segmento – cortes congelados com osso, sem osso e miúdos – registraram um volume de 1,4 mil toneladas a mais em relação a 2022, um crescimento de 14,58%.

 

No total, em 2023, a Cooperativa exportou 11 mil toneladas de produtos para o mercado internacional e, em 2022, 9,6 mil toneladas. A Supervisora de Exportação, Silvana T. Gomes, detalha que o mês com maior volume de exportações foi em junho, chegando à marca de 1,5 mil toneladas. “Vale lembrar que nos meses de setembro, outubro e novembro, a região foi afetada pelas catástrofes climáticas e isso, por um breve momento, impactou a produção, uma vez que, infelizmente, a Dália teve sua planta industrial atingida pelas águas do Rio Taquari”, recordou.

 

Rentabilidade 

“Precisamos entender que o volume exportado nem sempre é o mais importante. O que é significativo para a empresa na escolha dos mercados é a rentabilidade. Se o mercado internacional estiver pagando mais, direcionamos os volumes para esse mercado, se for o mercado doméstico, a regra é a mesma. Em 2023, tivemos alguns meses em que os preços na exportação estavam mais atrativos, por isso os volumes foram tão expressivos”, enfatiza Silvana. 

 

Receita na exportação  

Em se tratando de produtos suínos, tanto a ABPA quanto a Cooperativa registraram crescimento na receita em comparação aos números do ano anterior. A Dália apresentou aumento de 11% e a associação divulgou que, em 2022, foram 2,57 bilhões, enquanto que no ano passado foram 2,81 bilhões, representando 9,5% de acréscimo.

 

Queda no valor

No entanto, a própria ABPA revela que o preço médio do suíno por quilograma houve um déficit de 0,2%, terminando 2022 com o valor praticado de US$ 2,295 para US$ 2,291 no ano de 2023.

 

LEGENDAS:

No total, em 2023, Dália exportou 11 mil toneladas de produtos para o mercado internacional e, em 2022, 9,6 mil toneladas 

 

créditos: divulgação