Arroio do Meio pode registrar maior número de candidaturas em quatro décadas

POLÍTICA

Arroio do Meio pode registrar maior número de candidaturas em quatro décadas

Tradicionais rivais em disputas polarizadas, PP e MDB devem ganhar mais adversários na corrida ao Executivo em 2024. PT e PL almejam maior protagonismo, mas ainda estão sem nomes pré-definidos

Por

Atualizado quarta-feira,
21 de Fevereiro de 2024 às 15:07

Arroio do Meio pode registrar maior número de candidaturas em quatro décadas
(Foto: Arquivo)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Acostumada a polarização, Arroio do Meio pode ter quatro chapas às eleições de 2024, algo que não ocorre desde 1982. O cenário para outubro ainda é incerto, mas diferentes partidos, como PL e PT, almejam o protagonismo na corrida ao Executivo, restrito a PP e MDB nos pleitos anteriores.

As duas siglas se alternam no poder desde a época do bipartidarismo. Nos últimos oito pleitos, cada uma venceu quatro vezes. E devem, novamente, rivalizar em 2024. O PP vai apostar na reeleição de Danilo Bruxel, que rompeu o ciclo de 12 anos de gestão do MDB na cidade.

Experiente, Bruxel já foi vereador e tenta o quarto mandato, após ter sido eleito também em 2000 e 2004 ao Executivo. O presidente do PP, Carlos Rafael Black, evita falar em uma definição sobre a pré-candidatura do atual prefeito.

“Nós estamos trabalhando em todas as possibilidades, aguardando a confirmação do nosso diretório. Mantemos o diálogo com o PDT, que é nosso parceiro histórico, e também com outras siglas. A tendência é grande que se mantenha a coligação atual”, frisa.

Aliados em sintonia

No que depender dos demais partidos da base aliada, a chapa vitoriosa de 2020 vai se repetir em 2024. O PDT se reúne na próxima segunda-feira, 19, para avaliar os cenários ao pleito de outubro. Atual vice-prefeita, Adriana Meneghini Lermen deve ser novamente indicada ao cargo.

“Vamos avaliar internamente o que a gente já fez, ao lado do PP. Estamos indo para o quarto ano da nossa administração. E alinhar os próximos passos. Estamos bem representados pela Adriana neste mandato”, destaca o atual presidente da sigla, Cristian Perin.

Já o Republicanos busca fortalecer sua presença na cidade. A sigla está alinhada com a atual administração, segundo o presidente Israel de Borba. “Estamos acertados em manter a aliança com PP e PDT. E nossa intenção é eleger um vereador. Hoje não contamos com representação na câmara”, frisa.

Ex-prefeito no radar

Depois de perder a eleição passada, o MDB quer voltar à prefeitura com um velho conhecido. Vitorioso em 2008 e 2012, Sidnei Eckert é o nome escolhido para representar a sigla. Atualmente atuando como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, busca construir uma composição forte para desbancar o PP.

“Isso já está bem definido dentro do partido. E ainda conversamos com outras siglas. O Cidadania está praticamente certo que vai caminhar conosco”, comenta o presidente do MDB, Rodrigo Kreutz. Vereador, ele é um dos nomes cotados para a vaga de vice, além dos demais parlamentares. Porém, não descarta que a indicação seja de um partido aliado.

Kreutz comenta que o MDB já dialogou tanto com o PT quanto o PL. “As duas siglas deixaram claro a intenção de lançarem candidaturas próprias. Hoje, a nossa tendência é por uma chapa pura, mas estamos abertos ao diálogo com todos”.

Busca por protagonismo

No PT, o desejo é um só: estar na majoritária, com ou sem coligação. Por isso, avalia nomes. A presidente da sigla, Carla Schroeder, prefere não citar postulantes. Para ela, o fato do partido ter retornado à presidência do país, além da contribuição em gestões municipais passadas o credenciam à disputa.

“Por nossa história passada e presente, pelos quadros qualificados e experientes e pelos serviços prestados, temos todas as condições de apresentar candidatura ou fazer parte de coligação compondo uma majoritária”, observa, sem afirmar qual rumo será tomado para o pleito.

Já o PL, que cresceu na cidade nos últimos anos, também está de olho na corrida à prefeitura. A sigla filiou um número expressivo de pessoas desde o ano passado, ligadas principalmente ao setor empresarial da cidade. “Vamos, sim, apresentar uma nova alternativa para Arroio do Meio, com uma candidatura majoritária”, afirma o presidente da sigla, André Vianini. No entanto, não detalha nomes para a corrida ao Executivo local.

Últimos prefeitos eleitos:

  • 2020: Danilo Bruxel (PP)
  • 2016: Klaus Schnack (PMDB)
  • 2012: Sidnei Eckert (PMDB)
  • 2008: Sidnei Eckert (PMDB)
  • 2004: Danilo Bruxel (PP)
  • 2000: Danilo Bruxel (PPB)
  • 1996: Paulo Steiner (PMDB)
  • 1992: Nelson Paulo Backes (PDS)

OS NOMES COGITADOS

Acompanhe
nossas
redes sociais