Acostumada a polarização, Arroio do Meio pode ter quatro chapas às eleições de 2024, algo que não ocorre desde 1982. O cenário para outubro ainda é incerto, mas diferentes partidos, como PL e PT, almejam o protagonismo na corrida ao Executivo, restrito a PP e MDB nos pleitos anteriores.
As duas siglas se alternam no poder desde a época do bipartidarismo. Nos últimos oito pleitos, cada uma venceu quatro vezes. E devem, novamente, rivalizar em 2024. O PP vai apostar na reeleição de Danilo Bruxel, que rompeu o ciclo de 12 anos de gestão do MDB na cidade.
Experiente, Bruxel já foi vereador e tenta o quarto mandato, após ter sido eleito também em 2000 e 2004 ao Executivo. O presidente do PP, Carlos Rafael Black, evita falar em uma definição sobre a pré-candidatura do atual prefeito.
“Nós estamos trabalhando em todas as possibilidades, aguardando a confirmação do nosso diretório. Mantemos o diálogo com o PDT, que é nosso parceiro histórico, e também com outras siglas. A tendência é grande que se mantenha a coligação atual”, frisa.
Aliados em sintonia
No que depender dos demais partidos da base aliada, a chapa vitoriosa de 2020 vai se repetir em 2024. O PDT se reúne na próxima segunda-feira, 19, para avaliar os cenários ao pleito de outubro. Atual vice-prefeita, Adriana Meneghini Lermen deve ser novamente indicada ao cargo.
“Vamos avaliar internamente o que a gente já fez, ao lado do PP. Estamos indo para o quarto ano da nossa administração. E alinhar os próximos passos. Estamos bem representados pela Adriana neste mandato”, destaca o atual presidente da sigla, Cristian Perin.
Já o Republicanos busca fortalecer sua presença na cidade. A sigla está alinhada com a atual administração, segundo o presidente Israel de Borba. “Estamos acertados em manter a aliança com PP e PDT. E nossa intenção é eleger um vereador. Hoje não contamos com representação na câmara”, frisa.
Ex-prefeito no radar
Depois de perder a eleição passada, o MDB quer voltar à prefeitura com um velho conhecido. Vitorioso em 2008 e 2012, Sidnei Eckert é o nome escolhido para representar a sigla. Atualmente atuando como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, busca construir uma composição forte para desbancar o PP.
“Isso já está bem definido dentro do partido. E ainda conversamos com outras siglas. O Cidadania está praticamente certo que vai caminhar conosco”, comenta o presidente do MDB, Rodrigo Kreutz. Vereador, ele é um dos nomes cotados para a vaga de vice, além dos demais parlamentares. Porém, não descarta que a indicação seja de um partido aliado.
Kreutz comenta que o MDB já dialogou tanto com o PT quanto o PL. “As duas siglas deixaram claro a intenção de lançarem candidaturas próprias. Hoje, a nossa tendência é por uma chapa pura, mas estamos abertos ao diálogo com todos”.
Busca por protagonismo
No PT, o desejo é um só: estar na majoritária, com ou sem coligação. Por isso, avalia nomes. A presidente da sigla, Carla Schroeder, prefere não citar postulantes. Para ela, o fato do partido ter retornado à presidência do país, além da contribuição em gestões municipais passadas o credenciam à disputa.
“Por nossa história passada e presente, pelos quadros qualificados e experientes e pelos serviços prestados, temos todas as condições de apresentar candidatura ou fazer parte de coligação compondo uma majoritária”, observa, sem afirmar qual rumo será tomado para o pleito.
Já o PL, que cresceu na cidade nos últimos anos, também está de olho na corrida à prefeitura. A sigla filiou um número expressivo de pessoas desde o ano passado, ligadas principalmente ao setor empresarial da cidade. “Vamos, sim, apresentar uma nova alternativa para Arroio do Meio, com uma candidatura majoritária”, afirma o presidente da sigla, André Vianini. No entanto, não detalha nomes para a corrida ao Executivo local.
Últimos prefeitos eleitos:
- 2020: Danilo Bruxel (PP)
- 2016: Klaus Schnack (PMDB)
- 2012: Sidnei Eckert (PMDB)
- 2008: Sidnei Eckert (PMDB)
- 2004: Danilo Bruxel (PP)
- 2000: Danilo Bruxel (PPB)
- 1996: Paulo Steiner (PMDB)
- 1992: Nelson Paulo Backes (PDS)