Os desafios e a importância de uma casa de repouso para idosos foi assunto do programa O Vale em Pauta desta sexta-feira, 16. O Lar Aliança completa nove anos no próximo mês. Atualmente, recebe pacientes grau 1, que conseguem fazer suas atividades normalmente, e graus 2 e 3, os quais necessitam de acompanhamento individual. A casa tem capacidade para atender 40 idosos.
Alana descreve que maior procura pelo local é por pacientes no pós-operatório, aqueles que moram sozinhos e buscam companhias para passar o tempo. Alguns passam o dia e retornam no final do expediente para suas casas, além dos pacientes que buscam o espaço somente nos fins de semana ou em períodos que os cuidadores em casa saem de férias.
“Tentamos fazer o espaço ser o mais parecido possível com a casa deles até para uma melhor adaptação.” Ela esclarece que é feita toda uma recreação, atividades musicais, fisioterapia, jogos de bingo e cartas, e conta com médicos que fazem todo atendimento necessário para os da melhor idade.
No lar, cerca de 22 funcionários trabalham em prol desses idosos, técnicas de enfermagem que dão a medicação. “As visitas ocorrem diariamente e os pacientes podem se ausentar quando a família quiser buscar”. O lar fica na Av. Sete de Setembro, bairro Moinhos, em Lajeado, próximo ao Samu.
Instagram: @laralianca_lajeado.
Acompanhe a entrevista na íntegra