Projeto de bem-estar à terceira idade completa quatro anos em Encantado

SAÚDE DO IDOSO

Projeto de bem-estar à terceira idade completa quatro anos em Encantado

Iniciativa tem mais de 400 pessoas envolvidas em 19 grupos

Por

Atualizado quinta-feira,
15 de Fevereiro de 2024 às 15:00

Projeto de bem-estar à terceira idade completa quatro anos em Encantado
Foto: divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O projeto Viver Bem completa quatro anos de atividades em Encantado. A iniciativa oferece aulas de dança e ginástica para terceira idade, com mais de 400 pessoas em 19 grupos. Quem comanda o programa é o profissional de educação física e gerontólogo, Cristiano Silva, com apoio direto das agentes comunitárias da saúde, responsáveis por organizar as demandas nos 23 bairros contemplados.As aulas acontecem periodicamente na área urbana e rural do município, com a participação de homens e mulheres, que por sua vez tem cada dia mais se dedicado a cuidar de sua saúde através do exercício orientado.

A Secretária da Saúde de Encantado, Karoline Crippa, descreve alguns dos benefícios já registrados e comprovados pelo projeto: “Temos no Viver Bem um mecanismo excepcional no trabalho de prevenção de doenças, o projeto além de reduzir a procura pelos serviços de saúde, vem também sendo uma alternativa de socializar os idosos, através dos encontros com muita dança e exercícios, mas principalmente com muita alegria”, afirma.

Para o Secretário da Assistência Social, Fabiano Mueller Lemos, o Viver Bem tem uma proposta de fortalecer vínculos e a convivência em todas as classes sociais do município. “Assim beneficiamos as comunidades com o compromisso de quando assumimos a pasta que era de incluir e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, observa.

O Projeto Viver Bem, possui três principais atividades desenvolvidas:

Viver Bem 60+: que desenvolve encontros quinzenais nas comunidades com pessoas idosas;
Viver Bem Ritmos: que trabalha com aulas de dança com pessoas dos 40 aos 60 anos;
Viver Bem É de Casa: que trabalha com visitas domiciliares a pessoas com dificuldades de locomoção e acamados.

Destaque nacional e internacional

Ao longo dos anos o projeto ganhou destaque em diversos congressos na área da Educação Física, sendo apresentado pelo professor, Cristiano Silva, diversos artigos científicos, inclusive internacionalmente. Nestes artigos apresentados pelo profissional destaca-se resultados de pesquisas e estudos feitos com os participantes dos projetos e os resultados obtidos através da intervenção do trabalho desenvolvido por toda equipe.

“As publicações e estudos mostram os resultados do nosso compromisso e profissionalismo diante desse projeto que tanto temos carinho e amor. Por onde viajo, mostrando nosso município vem profissionais de vários estados brasileiros coletar informações de como desenvolvemos, ou seja, já nos tornamos referência neste segmento de trabalho”, destaca.

Interessados (as) em participar do projeto, devem procurar uma agente comunitária de saúde e solicitar informações de quando e onde ocorrem as aulas.

Foto: divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais