O trevo de acesso em Marques de Souza é considerado o maior gargalo desde que o trecho da BR-386 foi duplicado na região. O governo municipal, em conjunto com lideranças locais, têm buscado intervenções para solucionar esse impasse. O prefeito em exercício, Lairton Heineck, destaca que o acesso é a principal questão até o momento, e a prefeitura está trabalhando junto à CCR ViaSul e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para incluir obras que melhorem a situação.
A proposta sugerida é a construção de uma alça de acesso na sequência da Avenida Benjamin Dorr, facilitando a entrada na pista sul no sentido interior – capital. O projeto está protocolado junto à Agência Nacional e foi apresentado para a concessionária.
A modificação do trevo já foi solicitada e protocolada junto à Agência Nacional. “Temos que modificar este desenho”, afirma Heineck. Desde o início das obras, o acesso e a saída da cidade têm sido feitos por baixo de pontes, sendo o maior gargalo na ponte sobre o Arroio Tigrinho próxima ao Camping do Stackão. Em dias de chuva, a elevação do arroio alaga o trajeto, impedindo o acesso dos moradores.
Heineck informa que o município aguarda retorno e confirmação quanto às obras. Uma alternativa apresentada pela ANTT é que a CCR inclua as obras no plano de concessão e as execute de forma antecipada, evitando aumento na tarifa do pedágio em Paverama e Soledade.
Em nota, a CCR ViaSul informou que já elaborou um desenho inicial de projeto para apresentar ao órgão regulador. Como o projeto não integra o programa de concessão, é necessária a aprovação da ANTT para inclusão de obra. A elaboração final do projeto depende da definição e resposta da agência.
ANTT pede antecipação de obras
Em janeiro, a ANTT informou à CCR ViaSul sobre a necessidade de melhorias no acesso de Marques de Souza, atendendo a um pedido do município feito no ano anterior em reuniões em Florianópolis. O Escritório Regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária de Porto Alegre indicou à concessionária a antecipação da obra na cidade, propondo que as obras solicitadas sejam realizadas antecipadamente para evitar aumento na tarifa de pedágio.
Em resposta, a CCR ViaSul solicitou prazo até 29 de fevereiro para manifestar interesse e resposta à solicitação.
Via lateral em Picada Flor
Uma nova alternativa para facilitar o acesso dos moradores foi a execução, por conta própria, de uma via lateral à BR-386. Em Picada Flor, o município concluiu a abertura da estrada, proporcionando aos moradores circulação na comunidade sem acessar a rodovia ou percorrer retornos distantes.
O serviço foi realizado com maquinário próprio e projeto elaborado pela equipe de engenharia. A rua, com cerca de 1 quilômetro de extensão, vai da Sociedade Picada Flor até a propriedade de Heinz Kruger, incluindo a construção de um pontilhão. Agricultores e moradores podem agora trafegar com mais segurança, inclusive com implementos e maquinários agrícolas.