Dália amplia em 14% as exportações

ENCANTADO

Dália amplia em 14% as exportações

Cooperativa destinou 11 mil toneladas de cortes congelados em 2023 ao mercado externo

Por

Dália amplia em 14% as exportações
Vendas para mercados internacionais representam alta de 1,4 mil toneladas em relação a 2022. (Foto: divulgação)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A tendência de aumento nas exportações, divulgada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), também se confirma na Cooperativa Dália. Só em produtos suínos in natura e processados, conforme a ABPA, o volume total embarcado do Brasil no ano passado foi de 1,229 milhão de toneladas, um aumento de 9,7% em relação a 2022.

Já na Dália, os produtos deste segmento – cortes congelados com osso, sem osso e miúdos – registraram um volume de 1,4 mil toneladas a mais em relação ao ano de 2022, o que representa aumento de 14,58%. No total, em 2023, a cooperativa exportou 11 mil toneladas de produtos para o mercado internacional e, no ano de 2022 foram 9,6 mil toneladas.

A Supervisora de Exportação, Silvana Gomes detalha que o mês com maior volume de exportações foi em junho, chegando à marca de 1,5 mil toneladas. “Vale lembrar que nos meses seguintes, como setembro, outubro e novembro, a região foi afetada pelas catástrofes climáticas e isso, por um breve momento, impactou a produção, uma vez que, infelizmente, a Dália teve sua planta industrial atingida pelas águas do Rio Taquari”.

“Precisamos entender que o volume exportado nem sempre é o mais importante; o que é significativo para a empresa na escolha dos mercados é a rentabilidade. Se o mercado internacional estiver pagando mais, direcionamos os volumes para esse mercado; se for o mercado doméstico, a regra é a mesma. Em 2023 tivemos alguns meses em que os preços na exportação estavam mais atrativos, por isso os volumes foram tão expressivos”, frisa Silvana.

Em se tratando de produtos suínos, tanto a ABPA quanto a cooperativa registraram crescimento na receita em comparação aos números do ano anterior. A cooperativa apresentou aumento de 11%.

Acompanhe
nossas
redes sociais