Corsan retoma obra parada há seis anos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Corsan retoma obra parada há seis anos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos, a Corsan Lajeado retomava a construção da nova central de captação de água junto ao Rio Taquari. A obra estava parada desde 1997, por falta de recursos do Estado. Com a conclusão dos trabalhos, seria possível ampliar em 43% a capacidade de abastecimento da cidade, que era de 20 mil economias. A capacidade passava de 113 mil litros/hora para 162 mil litros/hora.

A ampliação era necessária devido ao crescimento do município. Eram cerca de 40 a 50 novas economias por mês. Com a nova central, a companhia pretendia atender todos os bairros de Lajeado. A administração ainda estava em tratativas para que o Estado assumisse 100% do tratamento de água e esgoto da cidade. O investimento do governo na obra era de mais de R$ 2,2 milhões. A execução ficou à cargo da Construtora Giovanella e deveria ser finalizada em 180 dias.

fotos: Arquivo Coluna Memórias

fotos: Arquivo Coluna Memórias

Divisão da praça de pedágio na 453

Previsão de conclusão das obras era o fim daquele ano

Também há 20 anos, a divisão da praça de pedágio na RST-453, que liga Lajeado e Venâncio Aires, deixava bloqueado o desvio pelo lado direito da via. A partir de então, o ponto de arrecadação seria o mesmo, mas dividido em dois, um com cobrança da ida e outro da volta. De acordo com o então diretor-presidente da Univias/Sulvias, responsável pelo projeto, esta era uma reivindicação antiga dos moradores da região, na localidade de Boa Esperança. Na época, passavam pelo pedágio cerca de 2,7 mil veículos por dia. Com o desvio, a Univias deixava de arrecadar diariamente o pedágio de mil automóveis.

Ainda, a concessionária investia R$ 2 milhões em melhorias na RST-453 para a construção de dois trevos: um de acesso a Mato Leitão e outro a Cruzeiro do Sul.

Há 50 anos…
STR Roca Sales com nova diretoria

Há 50 anos, a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Roca Sales tomava posse. O evento foi organizado na Sociedade Recreativa e Cultural Roca Salense. Além da presença de diversas autoridades da região, estava presente o Delegado Regional do Trabalho, Guido Moesch. A nova diretoria passou a ser então composta por Norberto Hollmann, Sérgio Zeni e Hilário Elias Bertoldi, como efetivos, além dos suplentes.

Hoje é

  • Dia Internacional da Luta contra o Câncer na Infância

Santo do dia: São Cláudio La Colombiere

Acompanhe
nossas
redes sociais