Seminário sobre inundações terá dez painelistas em Muçum

CHEIA DO TAQUARI

Seminário sobre inundações terá dez painelistas em Muçum

Programação ocorre no próximo sábado, 17, a partir das 8h, no restaurante Prato Pronto, no bairro Guaporé

Por

Seminário sobre inundações terá dez painelistas em Muçum
Foto: arquivo / A Hora

A programação do seminário “Inundações: Relatos, Estudos e Enfrentamento”, que ocorre em Muçum, está definida com dez painelistas confirmados. O evento ocorre no dia 17, a partir das 8h, no restaurante Prato Pronto, no Bairro Guaporé (Loteamento José Marcolin).

O evento contará com especialistas em diversas áreas que abrangem o enfrentamento às adversidades naturais, como as enchentes de setembro e novembro de 2023. Além disso, está confirmada a presença da Defesa Civil Estadual e Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

De acordo com o prefeito, Mateus Trojan, o evento tem o objetivo de aproximar a população dos debates relacionados às enchentes e evitar que o assunto “esfrie”. Ele comenta que a iniciativa busca levar informações e discutir com a população possibilidades futuras e proximidade com órgãos como a Defesa Civil Estadual, a CPRM e o Governo do Estado.

“O problema das cheias é algo que deve ser discutido em conjunto, aproximando a população e consultando técnicos no assunto, para então sermos assertivos nas decisões que buscam prevenir novos desastres. É importante destacar que os municípios, por si só, não têm nem autonomia por lei, nem capacidade financeira para intervenções diretas, e por isso, precisamos buscar quem de fato tenha essa autonomia e condição”, diz.

Confira a programação

8h às 8h15min – Abertura
8h15 às 9h30min – A bacia do rio Taquari-Antas e seu histórico com eventos de inundação; aspectos  meteorológicos e hidrológicos dos eventos de inundação recentes (setembro e novembro de 2023); e estudos em desenvolvimento sobre a temática na bacia Taquari Antas.
Painelistas:
Sofia Royer Moraes: Engenheira Ambiental, doutoranda em Recursos Hídricos no IPH-UFRGS. Professora das Engenharias da Univates. Atualmente desenvolve pesquisas na área de eventos hidrológicos extremos.
Walter Collischonn: Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor titular nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica da UFRGS e professor orientador no curso de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. Suas pesquisas são focadas na representação matemática dos processos hidrológicos com ênfase na grande escala, incluindo previsão de cheias, desenvolvimento de modelos hidrológicos e de gestão de águas, e análise das interações entre clima e recursos hídricos.

9h30min às 10h – Operação do SAH-Taquari em 2024: Atividades e pesquisas previstas para o ano de 2024
Painelista:
Emanuel Duarte: Chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil (DIHAPI), graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental e mestre em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos. Emanuel é responsável pela gestão dos Sistema de Alertas Hidrológicos e pesquisas aplicadas no Departamento de Hidrologia do SGB.

10h às 10h30 – A experiência de Blumenau: relatos da visita técnica
Painelistas:
Sérgio Diefenbach: bacharel em Direito, pós-graduado em Direito da Criança e do Adolescente e pós-graduando em Psicologia Positiva pela PUC-RS. Atualmente é Promotor da Infância e Juventude, Meio Ambiente e Consumidor, ordem urbanística e saúde pública de Lajeado e Promotor Regional Ambiental da Bacia dos Rios Taquari-Antas.
Douglas Pessi: engenheiro Ambiental. Possui licenciatura em Educação do Campo. Atualmente é responsável pelo setor de Meio Ambiente do Município de Muçum e em paralelo possui empresa na área ambiental, onde presta assessoria e consultoria para empresas e prefeituras no Vale do Taquari e Serra Gaúcha.
Lucas Brustolin Pezzi: formado em Direito, com especializações em Direito Constitucional, Licitações e Contratos Administrativos, Direito Tributário e Direito Civil. Presta assessoria jurídica em Direito Público em Muçum e na Câmara de Vereadores de Putinga.

10h30 às 11h15 – Prevenção e adaptação: o que é preciso para nos tornarmos uma cidade resiliente aos eventos de inundação?
Mediação: Sofia Royer Moraes
Painelistas:
Masato Kobiyama: Professor Titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da Global Alliance of Disaster Research Institutes (GADRI) do Disaster Prevention Research Institute da Kyoto University. Também é coordenador substituto do Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais (GPDEN) no IPH-UFRGS.
Jamile Weizenmann: Doutora em Arquitetura pela UFRGS. Professora na UNIVATES na área de projeto arquitetônico, teoria e história da arquitetura e patrimônio. Coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo.
Marjorie Kauffmann: Secretária de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, é graduada em Engenharia Florestal, mestre em Ambiente e Desenvolvimento e doutora em Geociências.
Coronel Luciano Chaves Boeira: Coordenador da Defesa Civil Estadual, formado em Ciências Militares, possui especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública.

11h15 às 11h30min – Ações Educacionais e de Treinamentos da População para o Enfrentamento de Adversidades Naturais.
Instituto V Volunteer
11h30min às 12h – Perguntas e Debate final
Mediação: Prefeito Mateus Trojan

Acompanhe
nossas
redes sociais