O fator PL em Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O fator PL em Estrela

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Opositores de Elmar Schneider (MDB) temem uma nova eleição recheada de candidatos a prefeito (a) em Estrela. No pleito passado, em 2020, foram sete postulantes e o atual prefeito conquistou apenas 30% dos eleitores. Em 2024, já são pelo menos cinco pré-candidatos. Além do próprio chefe do Executivo, a ex-primeira-dama, Carine Schwingel (União Brasil), o ex-vice-prefeito, Valmor Griebeler (Republicanos), e ainda Jair Wermann (Partido Novo) e Denise Goulart (PT) demonstram intenção de concorrer na majoritária. Um número ainda “aceitável”, segundo articulistas de oposição. Mas eles demonstram muita preocupação com uma eventual e sexta candidatura. Especialmente se for um candidato já alinhado com a atual administração municipal.

Eis que, em meio ao feriado de carnaval, a direção do Partido Liberal (PL) divulga uma instigante nota à imprensa. No texto, a direção local da sigla anuncia um encontro municipal no próximo dia 22 “para reforçar a união dos conservadores de Estrela”. E mais. No referido encontro, também será anunciada a nominata dos pré-candidatos a vereador. Entre eles o atual secretário da Fazenda, Felipe Diehl (PL), que deixa o governo até o dia seis de abril – prazo para quem pretende concorrer ao legislativo em outubro. E mais. O PL ainda vai anunciar a exoneração do Secretário de Administração, Comandante César (PL), que deverá sair apenas em junho para estar disponível para concorrer na majoritária. Ou seja. O PL indica a possibilidade da temida e sexta candidatura.

A moral e o “golpismo”

As narrativas, o juízo de valor e o emaranhado de versões inacabadas já condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por “crime de golpismo”. Não adianta debater fatos que de fato ocorreram e fatos que nunca ocorreram. Portanto, gostaria de chamar a atenção para um outro fato aliciante. Alexandre de Moraes, o paladino da justiça, é fruto de um “golpe”. Sim, vejam só. O ministro do STF foi nomeado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) para ocupar a cadeira de Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo. Antes disso, Moraes foi nomeado por Temer ao Ministério da Justiça. Ou seja, não fosse o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff (PT), em 2015, e o ilustríssimo não estaria sequer próximo de uma das funções mais poderosas do Brasil.

Pacotão em Arroio do Meio

Conforme antecipamos, o governo de Arroio do Meio convoca a imprensa regional para uma coletiva agendada para a próxima quinta-feira, às 9h, no gabinete do prefeito Danilo Bruxel (PP). Em pauta, o plano de obras para o ano eleitoral de 2024.

Racha no PP?

É normal verificar diferentes pontos de vista ou decisões dentro das mais variadas siglas partidárias. E não é diferente com o PP de Estrela. Dito isso, já é pública a divisão entre líderes internos do partido. De um lado, correligionários apoiando a dobradinha entre Valmor Griebeler (Republicanos) e o vereador João Braun (PP) na majoritária. De outro, e com menos intensidade, um grupo apoia a dobradinha entre Carine Schwingel (União Brasil) e o vereador Márcio Mallmann (PP).

Grupo A Hora é no Grupo A Hora

Diretor e colunista do Grupo A Hora, Fernando Weiss foi mais uma vítima das famigeradas fake news. No fim de semana, um card falso com a imagem e assinatura dele foi compartilhada em grupos de redes sociais. E a análise política presente no material foi forjada por criminosos. Diante disso, nunca é demais lembrar: todo o conteúdo dos colunistas e jornalistas do Grupo A Hora estão nas plataformas oficiais do Grupo A Hora. É só conferir. Aliás, é importantíssima a conferência.

TIRO CURTO

• O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) anuncia para o segundo semestre a reabertura do belíssimo teatro localizado na unidade de Lajeado. O espaço cultural foi duramente atingido pelas duas históricas enchentes de 2023.
• Aliás, parabéns à diretoria do Ceat pelo projeto de integração com o Parque Ardy Storck – ou Parque Linear do Engenho. A recuperação da área da Av. Décio Martins Costa precisa ser compromisso de toda a comunidade lajeadense.
• Por falar na construção do Parque Linear do Engenho – ou Parque Ardy Storck –, o governo municipal precisa ajustar a iluminação na Av. Décio Martins Costa. Especialmente entre a nova pista de skate e a nova quadra de vôlei de praia.
• E por falar em parques de Lajeado, é necessário cuidar dos parques já existentes. A começar pelo Parque dos Dick, cuja iluminação (na pista de corrida, por exemplo), o paisagismo e outros tantos detalhes estruturais estão capengas em diversos pontos. Muito é fruto das enchentes, eu sei. Mas outros tantos problemas já existiam.
• Em tempo, e para quem não reconheceu a novidade, vale a pena visitar o Parque do Engenho de Lajeado. O espaço foi revigorado e ficou ainda mais convidativo com novos espaços de caminhada, melhor iluminação e maior interação com o ambiente natural.

A praga dos borrachudos!

Os municípios que pretendem fomentar o turismo precisam se atentar para os borrachudos. Especialmente às margens de rios, arroios e cascatas. A presença do mosquito é um verdadeiro pesadelo em muitos balneários. Um fator que, se não for atacado, pode comprometer o sucesso de muitos bons empreendimentos locais. Afinal, a paciência do morador de fora pode ser mais curta.

Acompanhe
nossas
redes sociais