Carnaval e sustentabilidade

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Carnaval e sustentabilidade

Por

Atualizado quinta-feira,
22 de Fevereiro de 2024 às 15:34

Carnavalescos daqui e do país afora costumam reaproveitar materiais de um ano para outro para montar fantasias, alegorias e adereços. Das armações metálicas às penas coloridas, o reuso tem impactos positivos nos setores econômico e ambiental.

Carnaval e descarte

A quantidade de resíduos gerados a partir do consumo de bebidas e comidas, seja nos salões ou nas avenidas, é grande. Se descartados corretamente, podem fazer a folia dos recicladores.

Carnaval da poluição

Estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aponta que o glitter usado em fantasias e maquiagem causa impacto ambiental. Segundo conteúdo publicado pela Agência Brasil, nos últimos anos, a comunidade científica tem tratado o glitter como poluente emergente, já que esses microplásticos – partículas com menos de 5 milímetros – não são filtrados pelos sistemas tradicionais de tratamento de água e acabam lançados diretamente em rios e oceanos, onde interferem em diferentes aspectos da vida aquática.

Foto: pexels/divulgação

Efeitos sem brilho

Quando chega a rios e oceanos, o revestimento metálico das partículas decorativas reduz a penetração de luz na água e, consequentemente, as taxas de fotossíntese da planta aquática Egeria densa, conhecida como elódea. O fenômeno pode afetar organismos que compõem a base da cadeia alimentar.

ESG

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) dá um passo importantíssimo ao criar o Núcleo ESG. Profissionais que atuam diretamente com governança ambiental, social e corporativa na região terão um grupo dedicado a buscar qualificação e networking para seus negócios. O primeiro encontro do Núcleo de ESG será dia 27 deste mês, na Acil. Depois ocorrerão três encontros abertos para integração de participantes.

Time

O Núcleo ESG será coordenado pelo diretor de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da Acil, Lucas Augusto Lengler, pelo engenheiro ambiental da Companhia Minuano de Alimentos, Fernando de Campos Velho Gewehr, e pela bióloga da Girando Sol, Patrícia Aguiar.

Na prática

Entre as programações que são planejadas para os participantes do Núcleo ESG, estão treinamentos, reuniões e visitas técnicas em empresas referência no tema.

Participação

Representantes de empresas de pequeno, médio e grande porte, interessados em participar do Núcleo de ESG da Acil podem entrar em contato pelo telefone/ whatsapp (51) 3011-6900.

Patrulhamento embarcado

A bacia hidrográfica Taquari-Antas reserva espécies vegetais na mata ciliar, plantas aquáticas, variedades de peixes. Com tanto a oferecer, suas águas nem sempre são respeitadas. Tanto que em uma ação embarcada, a guarnição da Patram de Estrela recolheu 200 metros de rede que estavam em desacordo com a legislação vigente e 15 exemplares de peixes, que foram devolvidos para seu habitat.

Pingos D’água

Um derramamento de óleo polui 15 quilômetros de praia em Trinidad e Tobago, na América Central. O vazamento teria sido de um navio abandonado que naufragou há quase uma semana.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais