Memorial Dom Gentil Delazari é inaugurado em Relvado

FÉ E DEVOÇÃO

Memorial Dom Gentil Delazari é inaugurado em Relvado

Monumento fará parte de um complexo turístico que integra o roteiro Caminho da Fé e Devoção

Por

Atualizado domingo,
11 de Fevereiro de 2024 às 16:22

Memorial Dom Gentil Delazari é inaugurado em Relvado
Foto: Matheus Laste
Relvado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Memorial Dom Gentil Delazari, novo atrativo turístico religioso da região alta do Vale do Taquari, foi inaugurado na manhã deste domingo, 11, em Relvado, durante a Festa de Nossa Senhora de Lourdes. A obra, idealizada em conjunto pela Associação Caminho da Fé, Paróquia Santo Antônio e prefeitura, foi custeada com recursos oriundos de doações privadas. Para o prefeito Carlos Fraporti, isso consolida o turismo como forma alternativa na economia no município.

Gentil era natural do município e faleceu em 2022, aos 81 anos, na cidade de Sinop, no Estado do Mato Grosso, onde atuava como bispo na Diocese local. A estrutura do Memorial ocupa uma área de 38,60 metros quadrados, na Rua das Hortênsias. O terreno localizado ao lado da Igreja Matriz Santo Antônio pertence à Mitra Diocesana. O projeto arquitetônico foi elaborado pela arquiteta Simone Carniel e executado pela empresa Ação Edificações Ltda, de Encantado. O espaço reúne materiais que o bispo usou durante sua vida civil e religiosa, como roupas, vestes utilizadas em missas e celebrações, além de um acervo de fotos.

Uma estátua de corpo inteiro do homenageado, confeccionada em concreto e com altura aproximada de 1,69 metro, ficará posicionada na entrada do Memorial. O responsável pela escultura é o artista plástico de Encantado, Olir Francisco Dutra.

Caminho de Fé e Devoção

O Memorial fará parte de um complexo turístico que integra o roteiro Caminho da Fé e Devoção, trecho de um quilômetro que será construído na extensão da antiga estrada que leva à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, atualmente denominada Rua Dom Gentil Delazari. Devido aos estragos provocados pelo temporal de novembro do ano passado, o início dessa obra precisou ser adiado. Agora, a previsão de conclusão é para maio.

A proposta é transformar o local em um espaço de caminhada, contemplação e religiosidade. Na primeira etapa, serão construídos 15 capitéis com as imagens dos santos que representam as comunidades locais. Depois, mais nove capitéis serão erguidos em homenagem às comunidades sediadas em municípios vizinhos a Relvado, mas que pertencem à Paróquia Santo Antônio de Relvado.

A infraestrutura que compreende a pavimentação, a iluminação e o paisagismo será realizada com recursos próprios do município. Já a aquisição dos capitéis, das imagens dos santos e dos totens com histórico das comunidades contará com a participação de doadores da comunidade. Qualquer cidadão, empresa ou entidade, tanto de Relvado quanto de outros locais, pode doar. As doações espontâneas são recebidas pela Associação Caminho da Fé.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais