O Memorial Dom Gentil Delazari, novo atrativo turístico religioso da região alta do Vale do Taquari, foi inaugurado na manhã deste domingo, 11, em Relvado, durante a Festa de Nossa Senhora de Lourdes. A obra, idealizada em conjunto pela Associação Caminho da Fé, Paróquia Santo Antônio e prefeitura, foi custeada com recursos oriundos de doações privadas. Para o prefeito Carlos Fraporti, isso consolida o turismo como forma alternativa na economia no município.
Gentil era natural do município e faleceu em 2022, aos 81 anos, na cidade de Sinop, no Estado do Mato Grosso, onde atuava como bispo na Diocese local. A estrutura do Memorial ocupa uma área de 38,60 metros quadrados, na Rua das Hortênsias. O terreno localizado ao lado da Igreja Matriz Santo Antônio pertence à Mitra Diocesana. O projeto arquitetônico foi elaborado pela arquiteta Simone Carniel e executado pela empresa Ação Edificações Ltda, de Encantado. O espaço reúne materiais que o bispo usou durante sua vida civil e religiosa, como roupas, vestes utilizadas em missas e celebrações, além de um acervo de fotos.
Uma estátua de corpo inteiro do homenageado, confeccionada em concreto e com altura aproximada de 1,69 metro, ficará posicionada na entrada do Memorial. O responsável pela escultura é o artista plástico de Encantado, Olir Francisco Dutra.
Caminho de Fé e Devoção
O Memorial fará parte de um complexo turístico que integra o roteiro Caminho da Fé e Devoção, trecho de um quilômetro que será construído na extensão da antiga estrada que leva à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, atualmente denominada Rua Dom Gentil Delazari. Devido aos estragos provocados pelo temporal de novembro do ano passado, o início dessa obra precisou ser adiado. Agora, a previsão de conclusão é para maio.
A proposta é transformar o local em um espaço de caminhada, contemplação e religiosidade. Na primeira etapa, serão construídos 15 capitéis com as imagens dos santos que representam as comunidades locais. Depois, mais nove capitéis serão erguidos em homenagem às comunidades sediadas em municípios vizinhos a Relvado, mas que pertencem à Paróquia Santo Antônio de Relvado.
A infraestrutura que compreende a pavimentação, a iluminação e o paisagismo será realizada com recursos próprios do município. Já a aquisição dos capitéis, das imagens dos santos e dos totens com histórico das comunidades contará com a participação de doadores da comunidade. Qualquer cidadão, empresa ou entidade, tanto de Relvado quanto de outros locais, pode doar. As doações espontâneas são recebidas pela Associação Caminho da Fé.