Direção e delegados da Dália avaliam desempenho e perspectivas

Produzido por Dalia AI

Direção e delegados da Dália avaliam desempenho e perspectivas

Apresentado por

 

A Cooperativa Dália reuniu em Encantado, recentemente, seus 67 delegados para discutir sobre os acontecimentos que impactaram o setor agroindustrial nos últimos anos e apresentar as projeções para 2024. “Abordamos os impactos da crise da produção de proteína animal e as cheias do Rio Taquari, que invadiram o frigorífico de suínos e, mesmo diante dessas adversidades, no final do ano, começamos a obter resultados significativos, principalmente na suinocultura”, afirmou o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini. 

 

Decisões acertadas

Nos encontros, ele também relembrou as decisões da Cooperativa em relação à diminuição do abate de aves e suínos. “Diante do cenário negativo do mercado nos últimos três anos, discutimos as ações da Dália relacionadas ao aumento da produção de embutidos, que tem valor agregado. Outra decisão foi reduzir o abate em ambos os frigoríficos, medidas que se mostraram importantes e acertadas”, ressaltou.

 

Os encontros serviram ainda para aproximar a direção com o grupo de lideranças. “Aproveitamos o momento para debater e permitir a participação de todos. Discutimos sobre as estratégias tomadas e o planejamento para o futuro. Tenho certeza de que todos saíram conhecendo mais sobre o cenário do mercado, e a situação atual da Cooperativa.”

 

Dificuldades do RS

O Presidente Executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, explanou sobre a complexidade dos acontecimentos dos últimos três anos, como a elevação da taxa de juro, a crise da proteína animal e o prognóstico que o setor vivencia em todo o mundo. “Muitos delegados sanaram suas dúvidas sobre as projeções, oportunidades e ameaças. Outro fator que avaliamos em conjunto é a inter-relação da economia e da política, uma vez que os fatos políticos interferem no mercado e na economia, e isso afeta o cenário político e, por consequência, o cotidiano da população”, comparou.

 

Carlos Alberto projeta que a crise das carnes está chegando ao final e detalhou os principais motivos que desencadearam o momento de dificuldades na produção. “Constatamos que a crise iniciou por causa da elevação do custo de produção, resultado do aumento do preço dos insumos e dos juros. Porém, ambas estão reduzindo e, com isso, a atividade econômica volta a ser rentável para quem produz neste país e, consequentemente, a crise apresenta sinais que está chegando ao fim.”

 

Incentivo de vários governos

Conforme Freitas, os créditos presumidos resultaram de acordos celebrados entre a indústria e o poder público estadual, e que se estendem há vários governos. “Desta maneira, o governo do estado coloca um freio na economia, pois todos os estados da federação brasileira adotaram a política pública dos créditos presumidos, a fim de trazer isonomia competitiva e evitar a guerra tributária fiscal, quando ocorre uma disputa entre estados e municípios para oferecer melhores incentivos”, reforçou. 

 

LEGENDA:

Sessenta e sete delegados da Dália sanaram dúvidas sobre projeções, oportunidades e ameaças

crédito: Karoline Jaquetti/divulgação