Com reforma, Centro Nora Oderich deve atender 200 crianças em 2024

BAIRRO CONSERVAS

Com reforma, Centro Nora Oderich deve atender 200 crianças em 2024

Ampliação de salas de aula aumenta capacidade em 50 vagas. Previsão é finalizar obra até metade deste ano

Por

Com reforma, Centro Nora Oderich deve atender 200 crianças em 2024
Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Centro Nora Oderich tem mais de 40 anos de atuação social na comunidade do bairro Conservas. Conhecido também como Lar da Menina, a estrutura passa por reformas desde maio de 2023.

Conforme a diretora da instituição, Luana Kolzer, a previsão é finalizar a obra ainda no primeiro semestre. Com a ampliação no número de salas de aula, o Centro poderá atender 200 crianças. Hoje, são 150 vagas para meninas de 2 a 15 anos.

A instituição trabalha com dois tipos de atendimento: para meninas de 2 a 5 anos, o turno é integral. A partir dos 6 anos, funciona o contraturno escolar, com aulas diversas.

A diretora cita que as atividades desenvolvem o protagonismo social e o fortalecimento de vínculos, com aulas de música, informática, arte e artesanato, culinária, educação física e cidadania, entre outras.

De acordo com levantamento realizado pela instituição em 2020, a maior parte das alunas são dos bairros Conservas e Jardim do Cedro. Das famílias atendidas, cerca de 66% residem no Jardim do Cedro, 20% no Conservas e 14% em outros bairros.

Mais de 40
anos
 de história

O Centro Nora Oderich faz parte da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), que também mantém instituições no Centro da cidade e no bairro Santo Antônio.

A principal casa do Lar da Menina foi doada em 1978 pela família Oderich ao Rotary Club de Lajeado, com a ideia de abrigar meninas do bairro Conservas. Na época, uma parceria foi fechada com a Slan e o Centro recebeu o nome da doadora.

Em 2018, no ano em que a instituição completou 40 anos de atendimento, o Rotary fez a doação da estrutura física para a Slan.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais