O Centro Nora Oderich tem mais de 40 anos de atuação social na comunidade do bairro Conservas. Conhecido também como Lar da Menina, a estrutura passa por reformas desde maio de 2023.
Conforme a diretora da instituição, Luana Kolzer, a previsão é finalizar a obra ainda no primeiro semestre. Com a ampliação no número de salas de aula, o Centro poderá atender 200 crianças. Hoje, são 150 vagas para meninas de 2 a 15 anos.
A instituição trabalha com dois tipos de atendimento: para meninas de 2 a 5 anos, o turno é integral. A partir dos 6 anos, funciona o contraturno escolar, com aulas diversas.
A diretora cita que as atividades desenvolvem o protagonismo social e o fortalecimento de vínculos, com aulas de música, informática, arte e artesanato, culinária, educação física e cidadania, entre outras.
De acordo com levantamento realizado pela instituição em 2020, a maior parte das alunas são dos bairros Conservas e Jardim do Cedro. Das famílias atendidas, cerca de 66% residem no Jardim do Cedro, 20% no Conservas e 14% em outros bairros.
Mais de 40
anos de história
O Centro Nora Oderich faz parte da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), que também mantém instituições no Centro da cidade e no bairro Santo Antônio.
A principal casa do Lar da Menina foi doada em 1978 pela família Oderich ao Rotary Club de Lajeado, com a ideia de abrigar meninas do bairro Conservas. Na época, uma parceria foi fechada com a Slan e o Centro recebeu o nome da doadora.
Em 2018, no ano em que a instituição completou 40 anos de atendimento, o Rotary fez a doação da estrutura física para a Slan.