Certel mira projeção nacional no mercado livre de energia

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Certel mira projeção nacional no mercado livre de energia

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A possibilidade de atuar em todo o território nacional a partir do ingresso no mercado livre de energia trouxe novas perspectivas de crescimento para a Certel. Habilitada desde o ano passado para vender eletricidade para todo o Brasil por meio do sistema de livre comercialização, a cooperativa já tem clientes em São Paulo, Mato Grosso e no Paraná, e prevê projeção nacional — favorecida pelo prêmio Aneel de melhor distribuidora de energia.

Presidente da Certel, Erineo Hennemann explica que a compra de energia no mercado livre hoje está restrita consumidores com carga igual ou superior a 500 kW, atendidos em alta tensão.

Conforme Hennemann, além de uma energia mais barata, o industrial que opta por comprar eletricidade no mercado livre pela Certel também terá todo o atendimento e suporte excelência da cooperativa. “Até 2026, a previsão é de abrir esse mercado também para o consumidor residencial.

De acordo com o presidente, mesmo restrito ao setor empresarial, o mercado livre de energia tem grande potencial de crescimento. Somente no RS, 25 mil empresas estão habilitadas ao sistema, das quais apenas 3 mil aderiram.

Para Henneman, essa diferença ocorre por desconhecimento das pessoas sobre um modelo de mercado novo, mas muito vantajoso. Segundo ele, a Certel tem uma equipe preparada para esclarecer dúvidas sobre o sistema, a pessoas de qualquer cidade do brasil. “É importante que nosso associado tenha esse conhecimento e seja o primeiro a ser beneficiado.”

Prefeituras recebem doações do Sindilojas-VT e Sesc

As administrações de Lajeado, Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio, Encantado, Colinas, Estrela e Cruzeiro do Sul já retiraram 60% dos materiais arrecadados a partir de campanha solidária liderada pelo Sindilojas Vale do Taquari e pelo programa Sesc Mesa Brasil. A ação arrecadou junto à comunidade doações de valores no período de setembro a novembro, com os quais foi possível a compra de 223.728 tijolos, 3.150 sacos de cimento e 2.913 telhas. Os donativos foram rateados entre as oito cidades da região que poderão definir sua destinação conforme as necessidades locais. Os municípios têm até o fim de março para retirar o restante do material.

Assuntos da semana

Prêmios consolidam atuação da Laticínios do Sul

Com três anos de atividades completados em dezembro, a Laticínios do Sul, de Imigrante, celebra a consolidação da empresa – marcada pela conquista de prêmios estaduais. Fundada pela família Hollmann, de grande tradição no setor leiteiro, a indústria de laticínios iniciou as atividades em meio a pandemia de Covid-19 e batalhou para conquistar posições no mercado. No ano passado 2023, a empresa conquistou sete medalhas no 7º Concurso Estadual de Queijos, organizado pela AGL. Um ano antes, foram cinco medalhas. (Publicado no dia 06.02.2024)

Varejo não é (só) sobre preço e produto

Comitiva organizada pelo Sindilojas Vale do Taquari levou empresários da região para o evento que apontou as tendências do varejo mundial conferidas na NRF Big Show 2024 – maior feira mundial do setor, realizada no início do ano em Nova York. Acompanhei pessoalmente a mobilização coloca luz sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, como o uso de inteligência artificial, a sustentabilidade e a necessidade de compreender os anseios da geração Z. A NRF e suas repercussões mostram caminhos para a gestão do varejo, algo muito mais importante do que a simples disputa por preços e produtos. (Publicado no dia 07.02.2024)

Florestal começa mudança para nova sede

Os 88 colaboradores dos setores administrativos da Florestal iniciaram na segunda-feira, 5, a mudança para o novo escritório da empresa. O espaço com cerca de 2,4 mil metros² conta com três andares e abriga os setores comercial, operações, compras, direção, financeiro e contabilidade, exportação, informática, jurídico, marketing e franquias. As obras da nova sede da Florestal têm previsão de conclusão para março. Os trabalhos continuam no entorno do prédio administrativo e na guarita, que recebe nova estrutura e sistemas de tecnologia de ponta. (Publicado no dia 08.02.2024)

BIMachine lança novo modelo de parceria no ERP Summit

Startup com sede em Lajeado, a BIMachine confirmou a sexta participação no ERP Summit – maior evento sobre software e gestão da América Latina, que ocorre entre os dias 25 e 26 de abril em São Paulo. A empresa lança no evento um novo modelo de parcerias, denominado de Modelo de Revendas”, que garante até 50% de lucratividade aos parceiros que aderirem à modalidade. Com base no conceito de gamificação, utiliza os dados analíticos para garantir leads mais qualificados no processo de vendas, podendo diferenciá-los por área de atuação, área de negócio, produtos de interesse e muitos outros. (Publicado no dia 09.02.2024)

Acompanhe
nossas
redes sociais