Alambique Berwanger: uma imersão pelo universo dos destilados

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

Alambique Berwanger: uma imersão pelo universo dos destilados

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ponto de parada do Delícias da Colônia, o Alambique Berwanger é um dos destinos turísticos mais visitados do Vale do Taquari. Na Linha São José, interior de Estrela, os turistas conhecem os processos produtivos e podem degustar as cachaças e licores.

A arte de produzir destilados perpassa gerações na família Berwanger. São mais de 70 anos com alambique. A abertura ao turismo ocorreu cerca de 20 anos atrás, consolidando o empreendimento que atualmente recebe mais de 5 mil visitantes por ano.

O ponto turístico oferece dois pacotes. O mais completo conta com visita guiada por todas as etapas de transformação da cana-de-açúcar nas bebidas alcoólicas. O turista acompanha desde a moagem até a fermentação, destilação e envelhecimento.

O tour finaliza com a tão esperada degustação. Essa etapa ocorre na adega localizada no porão de uma charmosa casa de 120 anos em estilo enxaimel. O custo dessa experiência única é apenas R$ 5.

Com belo jardim e casa centenária, Alambique Berwanger é uma das cachaçarias mais populares da região

Visitante pode degustar licores e cachaças na adega da propriedade

O segundo pacote é gratuito e consiste na visita para compra e degustação das cachaças e licores na adega. Com um lindo jardim e próximo aos trilhos de trem, a propriedade tem ainda cenários ideais para fotografias e descansos.

O empreendimento abre diariamente em horário comercial, porém importante agendar a visita. O contato é 51 997278274.

Caminhada turística até a Figueira Centenária

A Kondor Turismo de Santa Clara do Sul programa para o sábado, dia 24 de fevereiro, uma caminhada turística entre dois destinos e Venâncio Aires. A trip a pé passará pela Vila Deodoro, Mirante e pela Figueira Centenária.

Ao total, são quatro quilômetros passando por paisagens exuberantes e de beleza natural única. No final da caminhada, os turistas serão recepcionados com um café da tarde na Figueira.

O transporte com ônibus turístico sai do Parque dos Dick de Lajeado, passando por Santa Clara do Sul. Quem quiser participar da viagem, mas não tem condições de executar a caminhada, poderá fazer o percurso junto com o ônibus.

As vagas são limitadas com investimento de R$ 95 por pessoa. O valor inclui o transporte, guiamento de turismo Cadastur e com guia local, além do café da tarde.

Mais informações no 51 99840-3734 ou no @kondorturismo, página oficial da agência no Instagram.
Localizada na Linha Sítio Tavares, a figueira centenária é uma árvore com quase 500 anos que se destaca pela sua imponência. Tem 18 metros de altura e galhos grossos que encobrem até a estrada de chão. Abaixo da árvore, é possível fazer um piquenique ou passar bons momentos com amigos.

Um parque se estruturou ao redor da Figueira com mesas, balanços e um pequeno bar onde são vendidas bebidas e lanches. O destino turístico conta ainda com uma trilha até três cascatas.

REPOST DO LEITOR

A Deise Kiefer nos apresenta a famosa Cascata do Moinho. A queda de água gigante de Progresso tem acesso pelo Sítio Campiol, sendo uma das maiores cachoeiras do estado

Acompanhe
nossas
redes sociais