Atividades em novo centro de saúde devem iniciar em até três meses

ENCANTADO

Atividades em novo centro de saúde devem iniciar em até três meses

Espaço voltado a pacientes com Transtorno do Espectro Autista foi anunciado no início da semana

Por

Atividades em novo centro de saúde devem iniciar em até três meses
Equipe regional de saúde com a secretária estadual Arita Bergmann (Foto: divulgação)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Segundo a secretária geral do governo de Encantado, Clarissa Pretto, o município tem um prazo de 90 dias para o início dos trabalhos. “Nos próximos dias vamos organizar e estruturar as equipes para disponibilizar ao Estado a marcação do gerenciamento das consultas”, afirma. O espaço funcionará como referência para toda a região alta, com capacidade para fazer mais de mil atendimentos mensais.

Esse Centro de Atendimento em Saúde (CAS) será formado por seis profissionais, podendo ser médicos, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionista, educador físico, entre outros. O centro permanecerá aberto todos os dias da semana, possivelmente em horário comercial. O governo avalia a possibilidade de utilizar o prédio do Posto da Faterco para instalação da unidade.

O espaço contará com uma parceria entre a secretaria de Saúde e Educação. A secretária de Educação, Stéfanie Casagrande, ressalta que era um dos sonhos da pasta viabilizar um Centro Integrado de Educação e Saúde. “O CAS vem para somar. Muitos diagnósticos são descobertos dentro das escolas, onde as crianças vão começar a ter um olhar do profissional e ele perceberá se ela tem alguma deficiência, atraso ou autismo. É uma baita notícia para Encantado e região, saber que vamos conseguir estruturar e fazer funcionar esse serviço na cidade”, salienta.

Clarissa destaca que o município já conta com treinamento para atendimento de pessoas com TEA, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Acompanhe
nossas
redes sociais