Varejo não é (só) sobre preço e produto

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Varejo não é (só) sobre preço e produto

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Comitiva organizada pelo Sindilojas Vale do Taquari levou empresários da região para o evento que apontou as tendência do varejo mundial conferidas na NRF Big Show 2024 – maior feira mundial do setor, realizada no início do ano em Nova York. Acompanhei pessoalmente a mobilização coloca luz sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, como o uso de inteligência artificial, a sustentabilidade e a necessidade de compreender os anseios da geração Z.

Como em anos anteriores, acompanhei os grupos de discussão que o Sebrae-RS montou para transmitir, praticamente ao vivo, as experiências, visitas e análises da comitiva gaúcha nos Estados Unidos. No centro mundial do setor, as principais marcas mundiais mostraram porque o varejo do futuro (já presente) não se resume a uma relação entre produto e preço.

A constatação parece óbvia, em especial diante da disputa ferrenha entre concorrentes alocados nos mais diferentes endereços do mundo, mas não é. Prova disso foi a insatisfação expressada por participantes dos grupos de discussão: esperavam ver mais produtos para as prateleiras do comércio – algo distante da proposta da feira. A NRF e suas repercussões mostram caminhos para a gestão do varejo, algo muito mais importante do que a simples disputa por preços e produtos.

Foto: Clarissa Jaegger/Divulgação

Costaneira integra Black Meeting em São Paulo

A Costaneira foi uma das empresas participantes do Black Meeting 2024 – evento que reuniu lojistas do segmento de alto padrão em acabamentos na Casa Brasil Eliane, em São Paulo. Durante o encontro, os empresários do setor conheceram novas coleções que estarão disponíveis exclusivamente nas Lojas Black do Brasil – tipo de loja conceito, com peças exclusivas e ambientes que instigam a inspiração.

Foto: divulgação

A Costaneira é a única empresa do RS a manter uma unidade do tipo. Inaugurada em outubro de 2023, a Costaneira Black fica no Glass Mall, em Novo Hamburgo – complexo voltado para arquitetura, decoração e design. O espaço está preparado para receber clientes e arquitetos com atendimento de alto padrão, com revestimentos cerâmicos expostos em painéis que permitem a paginação dos produtos, além de itens complementares, como banheiras, louças, metais e acessórios.

Frase do dia

“Em tecnologia, a gente não deve nada para players de Estados Unidos e Europa. Como é um mercado crescente, atrai investimento de fora e nacional. Mas não faz sentido ter dinheiro subsidiado para criar emprego fora do país, então é preciso garantir renda e trabalho internamente.”

RÁPIDAS

• Startups na Expoagro – A Expoagro Afubra divulgou a abertura de espaço para startups na maior feira voltada para a agricultura familiar do Brasil. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 22 de março, terá espaço dedicado para exposição de startups do agronegócio e de áreas afins. Não haverá custo para as empresas e o objetivo é privilegiar iniciativas capazes de proporcionar novas ideias, oportunidades e negócios aos agricultores e visitantes da feira. As inscrições seguem até o dia 5 de março e mais informações podem ser obtidas no afubra.com.br/expoagro.

• Curso de oratória – A Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Teutônia está com inscrições abertas para o curso “Comunica-te: oratória para resultados.” A qualificação ocorre nos dias 12,14,19 e 21 de março, sempre das 19h às 22h, na sede da entidade, e será ministrada pela jornalista e relações públicas Liesel Dick. O conteúdo inclui temas como postura, linguagem, roteiro de fala, comunicação para o dia a dia, mensagens, feedbacks, reversão de negativas e reuniões, além de dicas para vídeos e lives. As inscrições podem ser realizadas no site da CIC-Teutônia ao valor de 3x R$ 105 para associados da entidade e 2x R$ 200 para demais interessados.

• Medical San em SP – O Grupo Medical San anunciou participação na Feira Estética In SP, que acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo, de 13 a 15 de abril deste ano. A empresa montará estande que promete surpreender os participantes com estrutura inédita. O destaque será a Arena Select Class – espaço dedicado ao aprendizado e networking. Com uma programação exclusiva, a Arena proporcionará aos participantes a chance de aprofundar seus conhecimentos, interagir com profissionais renomados e estabelecer novas conexões no mercado.

Acompanhe
nossas
redes sociais