Novos policiais para o Vale

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Novos policiais para o Vale

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

HÁ 20 ANOS

O Rio Grande do Sul formava 600 novos policiais civis e o Vale do Taquari receberia 21 novos agentes. Naquela época, cidades como Nova Bréscia, Pouso Novo, Progresso e Paverama tinham apenas um único agente.

Os 21 novos policiais foram distribuídos para 11 cidades da região, Lajeado ficou com quatro e Taquari também, mas três pediram transferência da Cidade Mãe do Vale, que ficou somente com um agente.

Os municípios de Teutônia, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Pouso Novo, Muçum e Nova Bréscia receberiam um policial, enquanto Paverama e Progresso ficariam dois.

Na época, um perfil dos novos agentes foi traçado. Todos tinham algum diploma universitário, em especial, nos cursos de direito, administração, educação física e ciências contábeis. Quase 10% tinham alguma pós-graduação. A faixa etária média era de 30 anos e 54% eram homens.

Professor Nelly deixava o rádio

Em Estrela, a professora Nelly Lenhard se desligava da antiga Rádio Alto Taquari, após mais de 20 anos de trabalho na emissora. Essa era a rádio mais antiga do Vale.

Na época, a professora pretendia se dedicar à 3ª Delegacia de Educação (hoje chamada de 3ª CRE) e ao magistério. Nelly ficou conhecida pelo trabalho com rádio-teatro, uma espécie de drama radiofônico, um espetáculo somente com sons.

A professora Nelly faleceu em 2022, aos 95 anos.

HÁ 50 ANOS

Embaixador da Áustria no Vale

O embaixador da Áustria no Brasil, Friedrich Hartlmayer, visitava a antiga firma Karl Hassmann S.A., na localidade de Arroio da Seca, em Estrela. O encontro tinha como finalidade conhecer as instalações da indústria de metalurgia, fundada por um austríaco.

Hoje, a indústria é conhecida como Hassmann S.A. e fica em Imigrante. A empresa foi fundada em 1955 no então distrito de Estrela, localidade onde a esposa de Karl Hassmann, Elka, era natural. Lá, junto da família de Elka e de amigos, criaram indústria.

Lançamento de rota turística

Vinte anos atrás, o Vale do Taquari vivia um momento próspero no turismo. Iniciativas tentavam alavancar o setor na região, com formação de equipes pelo Sebrae e criação de novas rotas turísticas.
Um novo trajeto era lançado, envolvendo os municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Teutônia e Travesseiro. Era a Rota Verdes Caminhos. Hoje, já não existe mais, mas outras rotas, voltadas às microrregiões dentro do Vale, foram criadas.

Eletrificação em Progresso

O secretário de Transportes do RS, o engenheiro Nunes Leal, visitava o Distrito de Xaxim, hoje município de Progresso, para inaugurar a eletrificação rural da localidade, que tinha sido feita pela Certel.

Na época, Progresso era distrito de Lajeado, que tinha dois terços da sua população na zona rural. Há 50 anos, Lajeado tinha 60 mil habitantes, dos quais apenas 20 mil viviam na parte urbana. Hoje, mesmo depois de todas as emancipações do interior, são quase 100 mil habitantes.

Em 1974

Independência de Granada – O país caribenho de Granada declarava sua independência do Reino Unido. O território da ilha ficou sob domínio francês desde 1650, mas, a partir de 1762, foi passado para a coroa britânica. Nos anos 1960, as primeiras movimentações para a independência começaram a surgir e foram concretizadas em 7 de fevereiro de 1974.

Hoje é

  • Dia do Gráfico
  • Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Santo do dia:

  • São Ricardo

Acompanhe
nossas
redes sociais