Câmara retorna nesta terça e busca solução ao rotativo de Lajeado

POLÍTICA

Câmara retorna nesta terça e busca solução ao rotativo de Lajeado

Primeira sessão do ano será marcada por entrega de relatório com sugestões para manutenção do serviço na cidade. Entre elas, a redução no tempo de concessão, de 10 para cinco anos

Por

Câmara retorna nesta terça e busca solução ao rotativo de Lajeado
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Após pouco mais de um mês, os vereadores de Lajeado retornam do recesso e, hoje, fazem a primeira sessão ordinária do ano. E o primeiro encontro deve ser marcado por discussões referentes ao estacionamento rotativo, devido à proximidade do fim do contrato com a Stacione.

Ontem, na primeira reunião das comissões de 2024, foi apresentado o relatório da Comissão de Obras e Serviços Públicos a respeito do funcionamento do serviço na cidade. O documento, com sugestões para o rotativo, será analisado na sessão de hoje e, posteriormente, encaminhado ao governo municipal.

Entre as principais mudanças sugeridas está o tempo de concessão. “Nosso pedido é para que o tempo seja de cinco anos, e não dez anos, como é atualmente”, comenta o vereador Deolí Gräff (PP), presidente da comissão, também formada por Alex Schmitt (PP) e Marquinhos Schëfer (MDB).

Um dos argumentos para o menor tempo de concessão é a maior facilidade para que se possam fazer ajustes no modelo, “principalmente frente a possibilidade de utilização de novas tecnologias hoje ainda inexistentes ou indisponíveis”.

Forma de pagamento

Outra sugestão apontada, conforme Deolí, diz respeito às formas de pagamento. Atualmente, na avaliação dele, as opções existentes dificultam o processo. “São apenas duas alternativas, que é pagar o fiscal ou a famosa moto que circula pela cidade, fazendo a leitura das placas. E isso tem gerado muita discussão”, frisa.

A ideia é que sejam criadas formas de pagamento com a instalação de tótens, onde o usuário poderia quitar o valor nas opções de cartão de crédito ou débito, ou até mesmo no PIX a partir da geração de um QR Code. “Essas facilidades já vemos hoje no comércio. Então penso que também podem ser usadas no rotativo”.

Além disso, há pedidos para criação de uma tarifa progressiva, tanto no sistema pré-pago quanto no regular e no pós-pago, e a não adoção de limite máximo de tempo. Os apontamentos são resultados de, pelo menos, três reuniões ocorridas nos últimos meses de 2023, com representantes de associações empresariais e vereadores.

Primeiros projetos

Até o fechamento desta edição, a câmara não havia divulgado a ordem do dia da sessão de hoje. No entanto, há possibilidade de votação de pelo menos três projetos de lei, todos de autoria do Executivo. As matérias dizem respeito a contratações temporárias de servidores.

Acompanhe
nossas
redes sociais