O governo municipal rescindiu o contrato com a empresa CRC Cooperativa de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo Ltda. Entre os fatores determinantes para a decisão estavam a baixa produtividade na triagem e apontamentos com relação à segurança do trabalho dos funcionários.
Responsável pela gestão da Usina de Triagem de Venâncio Aires, que fica em Linha Estrela, a cooperativa deve encerrar as atividades no município na próxima terça-feira (6). Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, o técnico de segurança do trabalho da prefeitura notificou a cooperativa sobre as condições de trabalho dos colaboradores, que não obedeciam ao que estipulava o contrato.
Também contrariando o documento, a produtividade na triagem estava abaixo do acordado, que é a execução de pelo menos 10% do montante total de resíduos recebidos por mês. “Em 2023, esse percentual médio ficou em 6,07%. Somente em dois meses a meta foi alcançada. Isso estava gerando um acúmulo muito grande no local”, explica o secretário.
A partir de agora, uma contratação emergencial deve ser feita, de até seis meses. Nesse meio tempo, o município encaminha um processo de licitação para a contratação de uma nova empresa para o trabalho. Conforme Lehmen, a intenção é garantir a permanência dos trabalhadores que tiverem interesse em continuar exercendo as atividades.
“É uma saída pacífica, inclusive um dos administradores da cooperativa esteve na Secretaria de Meio Ambiente para informar o fim das atividades e também a retirada dos equipamentos e bens da entidade, na terça-feira”, afirma Lehmen.