Os recentes rompimentos de coligações em municípios do Vale do Taquari desnudaram ainda mais uma prática corriqueira e questionável: o uso indiscriminado da máquina pública para acomodar correligionários. Não há novidade, eu reforço. Mas a forma distinta como dois prefeitos trataram as rupturas partidárias chamou a atenção.
Em Teutônia, onde o PL – o partido da vice-prefeita Aline Köhl – pulou da barca na terça-feira, o prefeito Celso Forneck (PDT) já avisou, em tom de “meia ameaça”, que não haverá mais espaço para os 32 filiados do PL seguirem no Executivo. Aliás, a exoneração tende a ser imediata. E isso gera uma intrigante questão. Se é tão “simples” e “natural” se desfazer de 32 servidores do dia para a noite, sem preocupação com possíveis impactos, eles realmente eram importantes para o bom andamento da máquina pública?
Por outro lado, o prefeito de Cruzeiro do Sul, João Dullius (MDB), garante a sequência dos representantes do PSDB e do PDT nos mais diversos cargos comissionados, mesmo após as duas siglas desembarcarem da coligação. E o mais perturbante: a atitude do prefeito teutoniense é a mais naturalizada pelo eleitor.
Chopp de Pitaya e a identidade municipal
Ontem ocorreu o lançamento oficial da 2ª Festa da Pitaya no município de Sério. O evento ocorre entre os dias 7 e 10 de março, e com uma novidade: a degustação de um chopp de pitaya. É um movimento único em âmbito estadual e busca consolidar uma marca, ou uma identidade ao pequeno município localizado na “serra” do Vale do Taquari. Um trabalho árduo, diga-se de passagem. Atual prefeito, Moisés de Freitas (MDB) tem se empenhado nessa luta. Mas não está fácil, reforço. Mesmo com incentivos à produção da exótica fruta, é baixo o número de produtores no município. Por ora, a desconfiança ainda se sobressai às oportunidades vislumbradas pelo gestor. Uma pena!
Um Centro Integrado de Defesa Civil no RS
Chefe da Casa Militar do governo do Rio Grande do Sul e também Coordenador da Defesa Civil do Estado, o coronel Luciano Boeira concedeu entrevista ao Frente e Verso na sexta-feira. Boeira garantiu para a próxima semana a nomeação do novo coordenador regional de DC do Vale do Taquari. Também anunciou a aquisição de novas e modernas ferramentas para monitoramento dos mananciais – crucial para gerar informações mais assertivas aos municípios –, e o mais interessante: o governador Eduardo Leite (PSDB) vai investir na construção de um Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, muito semelhante à estrutura construída em Florianópolis (SC). O prédio escolhido pertence à Agência Nacional de Mineração (foto) e está em processo final de aquisição. E fica na rua Washington Luís, próximo ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, onde se concentram as mais diversas secretarias, órgãos e entidades ligadas ao executivo estadual gaúcho.
TIRO CURTO
– Não há o que não haja. A pedido do IBAMA, a Polícia Federal intimou Jair Bolsonaro para depor sobre suposta “importunação de uma baleia jubarte”, no litoral paulista. O ex-presidente é suspeito de ser o condutor de um jet ski que se aproximou demais do animal.
– O partido União Brasil (UB) de Estrela ainda não está registrado no Tribunal Superior Eleitoral. Em tempo, é o partido da ex-secretária Carine Schwingel, que já se declarou pré-candidata a prefeita. Mas tudo deve ser ajustado em tempo para ela seguir em campanha.
– Quem acompanha o poder público sabe da complexidade dos processos licitatórios. Dito isso, é impossível concluir uma licitação para serviços de estacionamento rotativo até o mês de março, quando encerra o contrato de 10 anos com a Stacione Rotativo. Ora, se a intenção do Executivo é realizar uma nova concessão, já deveriam ter agilizado – e muito – o lançamento do edital.
Por ora, tudo certo
Em função dos altos recursos investidos, o inovador Parque de Eventos Bröenstrup, em Santa Clara do Sul, precisa de movimentação. E, por ora, o propósito tem sido atendido. Desde a realização da Santa Flor + SF Summit, em outubro passado, já foram realizados diversos eventos no icônico local. Conferência Municipal de Cultura; Dia da Família Frei Henrique de Coimbra; Café com Empresários; atividades de grupos do CRAS, das EMEFs Gustavo Seidel e Frei Henrique de Coimbra, e dos Funcionários Públicos Municipais; formação dos profissionais da Educação Infantil e da Educação Fundamental. Para o futuro, destaque para o Fórum da Felicidade, em março, o Business Network For Agents Travel, a Feira do Livro, a Feira Municipal de Pesquisa e Inovação, o Festival das Pizzas e o Encontro de Carros Antigos e Motos.
Entulhos, planos e atrasos
O governo estadual demorou quase cinco meses para iniciar a remoção dos entulhos gerados pelas enchentes de 2023 em Lajeado. O trabalho é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, chefiada pela lajeadense Marjorie Kauffman. E isso não é uma crítica à pasta responsável. Mas demonstra que o executivo estadual não possui – ou não possuía – uma estratégia própria para momentos trágicos. Não haviam, por exemplo, planos ou recursos suficientes para atender de forma muito mais ágil a esta importante demanda. Tudo parece ter sido construído após as duras enchentes de 2023. Que ao menos sirva de lição!