Procissão celebra Nossa Senhora dos Navegantes em Vila Mariante

TRADIÇÃO E DEVOÇÃO

Procissão celebra Nossa Senhora dos Navegantes em Vila Mariante

Evento ocorre neste domingo, dia 4, a partir das 9h30min, com a recepção da imagem da padroeira da comunidade

Por

Procissão celebra Nossa Senhora dos Navegantes em Vila Mariante
Créditos: Rui Borgmann
Venâncio Aires

Uma das comunidades ribeirinhas do Rio Taquari mais antigas da região está com tudo preparado para mais uma edição dos festejos e procissão a Nossa Senhora dos Navegantes. A caminhada, tradicional na comunidade, reúne anualmente centenas de pessoas que agradecem as bênçãos alcançadas. Trata-se de Vila Mariante, distrito de Venâncio Aires, que promove suas homenagens neste domingo, dia 4.

O trajeto inicia em barco, a partir do Rio Taquari, quando o andor com a santa é conduzida por marinheiros. Por volta das 9h30min, ocorre a recepção da imagem da santa no Porto da Santinha, localizada bem no centro do distrito, onde também está o santuário. Na sequência, será realizada a procissão até a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, quando será celebrada missa. Ao meio-dia, no salão social da comunidade católica, será servido almoço com galeto e saladas, ao valor de R$ 20.

Créditos: Rui Borgmann

Enchente

Em virtude das duas enchentes seguidas que atingiram o salão social da comunidade, neste ano o evento encerra depois do almoço. Em alguns pontos, em 2023, as águas atingiram, dentro da igreja, por exemplo, dois metros de altura.

Acompanhe
nossas
redes sociais