Feiras apresentam tendências para o agro 

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Feiras apresentam tendências para o agro 

Por

Atualizado sexta-feira,
02 de Fevereiro de 2024 às 11:18

Com projeção de safra recorde, o setor do agronegócio vive expectativas após impactos pelos fatores climáticos nas últimas safras. Para apresentar as tendências e novidades do setor, avançam os preparativos das principais feiras para o agronegócio e a agricultura familiar no RS. De 4 a 8 de março ocorre em Não-Me-Toque a Expodireto Cotrijal. Já entre os dias 19 e 22 de março tem a Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Ambas apesar de públicos diferentes, tem em comum a temática da inovação e tecnologia. No caso da Expodireto, a Arena Agrodigital é o epicentro das tecnologias e inovações do agro, sendo um espaço dinâmico e propício para a exposição das últimas tendências em digitalização, automação e inteligência artificial.

Em relação à Expoagro, a feira traz inspiração em modelos de cultivo aplicados em outros estados e também aborda ferramentas que contribuam com a gestão da propriedade rural. Para proporcionar esses momentos de troca e conhecimento, os organizadores aceleram obras e investimentos na infraestrutura. No parque em Não-Me-Toque a Cotrijal promete entregar um novo estacionamento que adicionar mais 2 mil vagas para carros e motos.

Agenda

Expodireto Cotrijal 

  • 4 a 8 de março
  • Não-Me-Toque/RS

Expoagro Afubra

  • 19 a 22 de março
  • Rio Pardo/RS

Noz-pecã para os EUA e o México

Reconhecido com um dos principais produtores de noz-pecã no RS, o Vale do Taquari abre mercado e mira a exportação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) os principais destinos são o México e os EUA. Entre os diferenciais do produto gaúcho está a disponibilidade em períodos de baixa nesses países. Contudo, cabe estar preparado para atender esses players. Além da qualidade do produto é preciso ter quantidade. Nesses casos, uma alternativa para pequenos produtores é a venda consorciada. A partir da união é possível maximizar os lucros.

Expectativas ao mercado de carbono 

O mercado de carbono no Brasil entrou no ano de 2024 com expectativas para o setor agropecuário. Aprovado no final do ano passado, o Projeto de Lei que visa regulamentar o mercado de carbono no país estabeleceu um sistema nacional de comércio de emissões. Com essa regulamentação, a expectativa é trazer segurança jurídica ao mercado, garantindo a autenticidade dos créditos de carbono, os quais evidenciam a redução de uma tonelada de CO2 equivalente na atmosfera.

Colheita da oliva

A propriedade da família Bertolucci, em Gramado, sedia a abertura oficial da colheita de oliva no RS. O evento chega à 12ª edição com programação a partir das 9h. Durante o dia serão apresentadas estações técnicas,  palestras e mostras de produtos da olivicultura e coloniais da região.

Suspensão temporária do CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) passará por manutenção programada. Entre os dias 9 e 29 de fevereiro não será possível lançar novos cadastros. Essa interrupção terá impacto direto em proprietários de imóveis rurais que dependem da plataforma. Por exemplo, aqueles que precisam de documentação para procedimentos bancários devem garantir que tudo esteja em ordem antes do dia 9 de fevereiro, evitando contratempos durante o período de migração.

Acompanhe
nossas
redes sociais