“Fazer parte da Conzatti Contabilidade sempre foi um orgulho para mim”, afirma Ilani Bagatini, 73. A empresária tem propriedade para falar do escritório, pois desde a fundação, em 2 março de 1971, ela acompanha a evolução da empresa e participa das decisões estratégicas. Atualmente, são 17 unidades que atendem clientes dos Vales Taquari e Rio Pardo, região metropolitana e, desde o ano passado, se instalou na cidade de Gramado. A equipe conta com 250 profissionais.
Bacharel em Ciências Contábeis pela Univates, Ilani nasceu na Linha Auxiliadora, hoje bairro de Encantado. “Sou encantadense com muito orgulho. É a cidade que amo de paixão, acolhedora, de um povo trabalhador e festivo”, diz. Quando ela tinha 3 meses de vida, os pais abandonaram a roça e se mudaram para a cidade, onde instalaram uma madeireira. “Somos cinco irmãos. Nossa família sempre foi muito unida, até hoje. Isso é uma graça divina”, destaca.
Para Ilani, ao lembrar a trajetória da Conzatti Contabilidade é fundamental citar o mentor da organização, Adroaldo Conzatti, que faleceu em 2021, aos 81 anos, quando também exercia o quarto mandato como prefeito de Encantado. “O sucesso do escritório se dá porque tivemos o privilégio de ter o nosso grande mestre Adroaldo Conzatti. Ele sempre nos apoiou, acreditou na nossa equipe. Era um líder focado no crescimento pessoal dos colaboradores, parceiros e da organização. Perdemos o nosso mestre, mas ele nos deixou um grande legado, que é a Conzatti Contabilidade”, orgulha-se Ilani, que durante anos foi companheira de Adroaldo. “Vivemos uma história de cumplicidade, de muita felicidade, do nosso jeito. Jamais vou esquecer”.
As mais de 50 décadas de atuação tornaram a Conzatti Contabilidade uma marca consolidada e de credibilidade, que presta serviços para clientes e empresas de qualquer porte. “Ser empresário no Brasil, principalmente do setor contábil, é ser herói, pelos desafios constantes que temos todos os dias”, constata. Além disso, a preocupação com o social é outra característica do escritório. “Sempre pensamos em gerar emprego, em fazer o jovem trabalhar, para que cresça, se desenvolva e usufrua um mundo melhor amanhã”, observa Ilani, cuja rotina profissional inclui atendimentos na unidade de Encantado e visitas semanais aos escritórios de Vespasiano Corrêa, São Valentim do Sul, Arvorezinha, Capitão e Gramado.
Além da dedicação profissional, a empresária também é conhecida na região pelo envolvimento com as causas sociais e comunitárias. Atualmente, Ilani é presidente do Clube Recreativo Encantado (CRE) e integra o Coral Vida e Canto. No passado foi presidente da Associação Pró-Menor Encantadense (Ame), tesoureira da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), fundadora da Liga Feminina de Combate ao Câncer, presidente da Associação Encantadense do Idoso (Assedi), delegada do Conselho Regional de Contabilidade e diretora do Sindicato dos Contabilistas do Vale do Taquari. “Sempre procurei ajudar as pessoas e entidades”.
Para quem tem o sonho de empreender com sucesso, ela considera fundamental fazer o que gosta. “Assim, a pessoa vai estudar, se dedicar e se aprofundar sobre o seu negócio”, garante Ilani.