Começou em Lajeado na manhã desta quinta-feira, 1º, o recolhimento e destinação dos resíduos gerados nas enchentes de setembro e novembro de 2023. Conforme cronograma, serão recolhidas dez mil toneladas de materiais no município. Cerca de 30 caminhões trabalham na atividade e a execução do trabalho deve durar duas semanas.
A responsabilidade da coleta foi assumida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura. A execução fica a cargo da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), responsável pela operação do aterro de Minas do Leão, local para onde os entulhos serão levados.
O secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Lajeado, Luís Benoitt, explica que o município armazenou os resíduos de forma provisória em uma área do aterro sanitário do próprio município, separado do lixo comum.
A estimativa é que em Lajeado foram recolhidas entre 15 e 18 mil toneladas de resíduos durante as duas enchentes. Como esta etapa do projeto inclui a destinação de dez mil toneladas, uma outra alternativa terá que ser analisada para o volume restante. Uma das possibilidades é renovar a parceria com o governo estadual.
Um total de 123 mil toneladas na região
A parceria entre Governo do Estado e os municípios é possível após a destinação de recurso pelo Governo Federal. A Defesa Civil Nacional fez o repasse de R$26 milhões para o recolhimento de entulhos na região. O montante é capaz de custear o recolhimento de cerca de 123 mil toneladas.
Nove prefeituras manifestaram interesse em receber ajuda para destinação dos entulhos: Muçum, Encantado, Colinas, Arroio do Meio, Roca Sales, Estrela, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Santa Tereza. O recolhimento começou no fim do mês de novembro e é feito de forma escalonada, por município, levando em consideração os impactos ambientais, os riscos à saúde pública e questões logísticas, conforme avaliação dos técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Toneladas de resíduos por município
- Muçum: 11.520
- Encantado: 7.920
- Colinas: 2.700
- Arroio do Meio: 36.132
- Roca Sales: 28.800
- Estrela: 14.850
- Cruzeiro do Sul: 4.320
- Lajeado: 10.275
- Santa Tereza: 7.264