Comunidade do Navegantes, em Arroio do Meio, retoma atividades com procissão

Fé e Devoção

Comunidade do Navegantes, em Arroio do Meio, retoma atividades com procissão

Programação organizada há 112 anos ocorre nesta sexta feira com homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes

Por

Comunidade do Navegantes, em Arroio do Meio, retoma atividades com procissão
Operários seguem trabalhando na reforma da capela e no salão comunitário (Foto: Gabriel Santos)

As enchentes de 2023 deixou moradores e espaços comunitários fragilizados. Mesmo com estes desafios moradores do bairro Navegantes organizam a procissão e celebração em honra à Nossa Senhora dos Navegantes. A primeira atividade ocorreu na sexta-feira, dia 2, já a procissão no domingo dia 4.

Conforme o padre Afonso Antoni, a celebração representa um recomeço para a comunidade que tem a necessidade de reconstruir a capela e parte do salão comunitário. Por conta disso, a programação deste ano sofreu alterações, mas a fé e a devoção da comunidade permanecem inabaláveis.

O destaque fica para o domingo quando fiéis . Já no domingo, dia 4, os moradores realizam uma procissão pelas ruas do bairro, seguindo pela rua Visconde do Rio Branco, carregando a imagem da santa, seguida, se as condições meteorológicas permitirem, por um passeio de barco com orações no balneário municipal do Rio Taquari.

Ajuda para reconstrução

O salão comunitário, gravemente afetado pelas enchentes, está em processo de reconstrução. Com o apoio de uma empresa local de produtos de limpeza, a comunidade conseguiu angariar R$ 150 mil para as obras. Atualmente, a reconstrução das paredes laterais, cozinha e banheiros está em andamento.

A igreja, agora utilizada como depósito de materiais, necessita de pinturas. A comunidade também registrou a perda de diversos itens, como pratos, talheres e bancos, todos levados pelas águas.

Acompanhe
nossas
redes sociais