Os outros que se virem

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Os outros que se virem

Por

Atualizado quarta-feira,
31 de Janeiro de 2024 às 08:03

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A cidade de Pilar (AL) promete concluir a maior estátua do Cristo do mundo. Serão impressionantes 70 metros de altura. Com isso, o Cristo Protetor de Encantado e seus imponentes 43,5 metros (contando o pedestal) perderia o recente posto de maior monumento do gênero em solo brasileiro. A comparação é inevitável e isso já preocupa alguns personagens envolvidos com o grandioso empreendimento erguido no topo do Morro das Antenas. Afinal, é um golpe no marketing do nosso gigante de concreto. Mas vamos combinar. O tamanho oficial é um mero detalhe neste enredo. É preciso levar em conta todo o contexto da peça religiosa. De nossa parte, o espírito comunitário, a localização verde e privilegiada, e os diversos empreendimentos já lançados ou na ponta do pincel atestam o sucesso da corajosa empreitada. Os outros que se virem!

Foto: arquivo A Hora

O outro – e valioso – lado da BR

O município de Lajeado foi dividido ao meio com a construção da BR-386. E isso gerou diferentes formas de ocupação do solo. Por quatro ou cinco décadas o “lado de lá” se concentrou na distribuição de lares e pequenos comércios. E o lado central se consolidou como o pulmão econômico da principal cidade do Vale do Taquari. Hoje a realidade mudou. A descentralização comercial avança de forma vertiginosa em direção ao São Cristóvão, Universitário, Carneiros e, mais recentemente, ao bairro Alto do Parque. O cenário urbano mudou nessas localidades e isso valorizou ainda mais aqueles nobres espaços geográficos. E o mais insinuante: tal mudança recém iniciou. Ou seja, ainda veremos muitos empreendimentos nas áreas de serviços, produtos e gastronomia típica “brotando” nas avenidas Piraí, Alberto Pasqualini e Alberto Müller.

Brito assume a Assembleia

Radialista, ex-vereador e ex-prefeito de Sobradinho, Adolfo Brito (PP) assume hoje a cobiçada presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O deputado Progressista já está no oitavo mandato e será conduzido à principal cadeira do parlamento gaúcho sem enfrentar adversários diretos. Ou seja, a eleição de hoje a tarde será com chapa única, mediante acordo entre as bancadas partidárias. Em tempo, a sessão solene de eleição e posse da nova Mesa Diretora inicia às 14h, no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre. E o Grupo A Hora estará por lá!

TIRO CURTO

– Até o fim da tarde de ontem, o inusitado abaixo-assinado criado na quinta-feira passada para solicitar o fim da concessão à RGE em Estrela contava com pouco menos de 500 assinaturas no link virtual. Entretanto, o prefeito Elmar Schneider (MDB) citou, em entrevista ao Frente e Verso, que já passam de mil assinaturas físicas e virtuais. E a meta é chegar a 20 mil.
– Sobre a ação, Schneider manda recado aos críticos. “Enquanto uns fazem, outros correm atrás para criticar.” Ainda sobre o abaixo-assinado, balizado pelos poderes Executivo e Legislativo, OAB, STR, Rotary, Lions e Cacis, o objetivo é entregá-lo de forma presencial aos representantes da Aneel, em Brasília. É “bafo na nuca” de quem precisa cobrar melhores serviços ao povo.
– Na coletiva de ontem, o prefeito de Teutônia anunciou a conclusão de 85% do plano de governo. Ou seja, restariam apenas 15% para o ano eleitoral. Uma conta estranha aos históricos das administrações municipais.
– A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Encantado trabalha para prospectar novos negócios ao município. Para isso, projeta a participação da cidade – e também de municípios vizinhos – em eventos como a Festa da Uva, em Caxias do Sul, o CVC em Gramado, e a ExpoCatólica, em Aparecida. Os eventos ocorrem em fevereiro, março e julho deste ano.
– Circulou em todo o Brasil a fakenews sobre um computador da Abin que estaria sob posse do filho de Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro. Uma mentira compartilhada pelas principais redações do país e do estado – e também por membros do governo federal –, e cuja retratação ficou limitada a um singelo aviso de “correção” por parte – apenas – da fonte inspiradora da mentira. E vida que segue.
– Aliás, fatos como esse (a fakenews), aliados ao deboche indireto por parte do governo federal (a equipe de comunicação publicou um card com a imagem de um homem batendo à porta, em uma sutil alusão às “visitas” da PF), alimentam a tão criticada polarização, e ainda servem de álibi aos investigados e de combustível aos defensores. E não há nada de “republicano” nesses atos, certo?

Agência de Investimentos e Conselho de Competitividade

O governo estadual lançou, no apagar das luzes de 2023, dois interessantes movimentos: a Agência de Desenvolvimento e o Conselho de Competitividade. A primeira funcionará como um Serviço Social Autônomo (SSA), de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. Ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a novidade terá como missão “promover o ambiente de negócios, o desenvolvimento econômico sustentável, a redução de desigualdades regionais e a competitividade da economia gaúcha”. Para tal, vai contar com suporte do Conselho na promoção e geração de emprego e renda; inovação e modernização tecnológica; na cooperação com os municípios para atender os investidores; e para prospectar, no Brasil e no exterior, oportunidades de investimento no Estado. E um fato interessante. Ex-diretora de inovação do Executivo de Lajeado, Mariela Portz participa diretamente da construção deste movimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais