A nova ponte entre o bairro Boa União e a Linha São José, em Estrela, deve ser entregue até dezembro. O prazo foi confirmado na manhã dessa quarta-feira, 30, durante visita ao local das obras. O prefeito Elmar Schneider reuniu-se com a equipe de governo, responsáveis pela empresa terceirizada e moradores das comunidades.
A antiga estrutura era de ferro e madeira, construída há mais de 70 anos. Com apenas uma pista, a passagem de veículos tinha limitações de peso e altura, não permitindo a circulação de carretas e caminhões, por exemplo. A sobrecarga exigiu no início de 2023 medidas restritivas para a circulação no local por conta do risco de colapso da ponte.
Mudança no projeto e nos prazos
A obra foi anunciada em janeiro de 2023. A estrutura de ferro começou a ser retirada em abril e a ordem de serviço para início dos trabalhos foi assinada em julho, com previsão de entrega inicial para março de 2024. Mas em função das enchentes de setembro e novembro, os planos foram alterados. Depois da primeira cheia, foi preciso reavaliar as condições da estrutura.
A principal mudança é a elevação da estrutura em dez metros acima do nível atual. Hoje, a área está na cota de 20 metros para a enchente. Mas a ponte será construída na cota 30.
“Esse é um dos fatores que demandou o atraso no início das obras. Identificamos essa necessidade, de fazer uma elevação. E as enchentes comprovaram aquilo que percebemos que era necessário. Vamos executar a obra dentro dos padrões técnicos. De acordo com as normas, uma ponte precisa ter um metro de folga do nível que chega a enchente em relação à viga. Uma ponte não é feita para bater água na viga”, explica o diretor da Sogel Construtora, João Miguel Bastian.
O responsável técnico da empresa explica que a construção da ponte tem o prazo de ser concluída até agosto. Logo depois inicia o trabalho de aterramento da área. Se as condições climáticas forem favoráveis, a previsão de entrega total da obra é até o fim do ano.

Elmar Schneider reuniu-se com a equipe de governo, responsáveis pela empresa terceirizada e moradores (Foto: Bianca Mallmann)
Oportunidade de crescimento
O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, afirma compreender os prazos apresentados pela terceirizada diante da necessidade de fazer a elevação da ponte.
“É a maior obra da nossa gestão. E se conseguirmos entregar ela como um presente de Natal para a comunidade de Estrela no fim deste ano, eu vou estar muito feliz. É um legado que vamos deixar. A ponte de ferro estava aqui há mais de 70 anos. Todos sabiam da necessidade desta obra, mas a coragem de tomar a iniciativa, de tirar a ponte de ferro que corria risco de despencar e iniciar essa obra, nós que tivemos”, diz Schneider.
Alguns moradores das comunidades também estiveram presentes na visita ao local das obras. Ansiosos para a entrega da estrutura, acreditam que a via será uma oportunidade de crescimento para a região.
“Fico feliz em saber que não vai ser uma solução paliativa, mas sim definitiva. Vamos ter um acesso ao município de Estrela sem precisar usar a BR-386, poder fugir desse movimento. A mobilidade vai melhorar, vai trazer crescimento”, diz Wagner Calheirana, morador de Linha São José.