Nova ponte de Estrela deve ficar pronta em dezembro

NOVO PRAZO

Nova ponte de Estrela deve ficar pronta em dezembro

Ligação entre o bairro Boa União e a Linha São José será construída em um nível dez metros acima da cota atual. Depois das enchentes, foi preciso reavaliar as condições da estrutura

Por

Nova ponte de Estrela deve ficar pronta em dezembro
Construção da estrutura atende antigo pedido da comunidade (Foto: Bianca Mallmann)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A nova ponte entre o bairro Boa União e a Linha São José, em Estrela, deve ser entregue até dezembro. O prazo foi confirmado na manhã dessa quarta-feira, 30, durante visita ao local das obras. O prefeito Elmar Schneider reuniu-se com a equipe de governo, responsáveis pela empresa terceirizada e moradores das comunidades.

A antiga estrutura era de ferro e madeira, construída há mais de 70 anos. Com apenas uma pista, a passagem de veículos tinha limitações de peso e altura, não permitindo a circulação de carretas e caminhões, por exemplo. A sobrecarga exigiu no início de 2023 medidas restritivas para a circulação no local por conta do risco de colapso da ponte.

Mudança no projeto e nos prazos

A obra foi anunciada em janeiro de 2023. A estrutura de ferro começou a ser retirada em abril e a ordem de serviço para início dos trabalhos foi assinada em julho, com previsão de entrega inicial para março de 2024. Mas em função das enchentes de setembro e novembro, os planos foram alterados. Depois da primeira cheia, foi preciso reavaliar as condições da estrutura.

A principal mudança é a elevação da estrutura em dez metros acima do nível atual. Hoje, a área está na cota de 20 metros para a enchente. Mas a ponte será construída na cota 30.

“Esse é um dos fatores que demandou o atraso no início das obras. Identificamos essa necessidade, de fazer uma elevação. E as enchentes comprovaram aquilo que percebemos que era necessário. Vamos executar a obra dentro dos padrões técnicos. De acordo com as normas, uma ponte precisa ter um metro de folga do nível que chega a enchente em relação à viga. Uma ponte não é feita para bater água na viga”, explica o diretor da Sogel Construtora, João Miguel Bastian.

O responsável técnico da empresa explica que a construção da ponte tem o prazo de ser concluída até agosto. Logo depois inicia o trabalho de aterramento da área. Se as condições climáticas forem favoráveis, a previsão de entrega total da obra é até o fim do ano.


Elmar Schneider reuniu-se com a equipe de governo, responsáveis pela empresa terceirizada e moradores (Foto: Bianca Mallmann)

Oportunidade de crescimento

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, afirma compreender os prazos apresentados pela terceirizada diante da necessidade de fazer a elevação da ponte.

“É a maior obra da nossa gestão. E se conseguirmos entregar ela como um presente de Natal para a comunidade de Estrela no fim deste ano, eu vou estar muito feliz. É um legado que vamos deixar. A ponte de ferro estava aqui há mais de 70 anos. Todos sabiam da necessidade desta obra, mas a coragem de tomar a iniciativa, de tirar a ponte de ferro que corria risco de despencar e iniciar essa obra, nós que tivemos”, diz Schneider.

Alguns moradores das comunidades também estiveram presentes na visita ao local das obras. Ansiosos para a entrega da estrutura, acreditam que a via será uma oportunidade de crescimento para a região.

“Fico feliz em saber que não vai ser uma solução paliativa, mas sim definitiva. Vamos ter um acesso ao município de Estrela sem precisar usar a BR-386, poder fugir desse movimento. A mobilidade vai melhorar, vai trazer crescimento”, diz Wagner Calheirana, morador de Linha São José.

Acompanhe
nossas
redes sociais