Lajeado apresenta demandas à CCR sobre obras da BR-386

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Lajeado apresenta demandas à CCR sobre obras da BR-386

Alterações no trânsito devem facilitar o fluxo de veículos em horários de pico

Por

Atualizado quarta-feira,
31 de Janeiro de 2024 às 14:44

Lajeado apresenta demandas à CCR sobre obras da BR-386
Foto: Pedro Rodrigues

O programa Frente e Verso desta quarta-feira, 31, conversou com o vereador de Lajeado e engenheiro da prefeitura municipal, Isidoro Fornari Neto. Fornari esclareceu dúvidas acerca das obras de duplicação da BR-386 e os impactos.

Conforme o engenheiro, foi encaminhado um projeto para a CCR sobre a Ponte Seca, na avenida Bento Rosa. Segundo ele, a ponte já tem as alças em projeto, diferente do que está posto hoje.

“Estão sendo projetadas duas novas alças, uma para a entrada da cidade, nas imediações da concessionária Apomedil e a saída ao lado da concessionária Peugeot”. Outra questão levantada foi o loteamento. “Estamos estudando a passagem da cota 22 para a 24, na qual a União assume a concessão e a prefeitura fará o encaixe das ruas que chegam ali, por meio da faixa de domínio”.

Projeto do viaduto que interliga os bairros Alto do Parque e Centro também foi comentado, além de um acesso projetado pela rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, nas imediações da concessionária Chevrolet, sendo uma nova ligação para o bairro São Cristóvão, diminuindo o fluxo nas ruas Alberto Muller e Alberto Pasqualini.

“Para as obras acontecerem, a CCR analisa os pedidos, envia para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, com o aval, envia ao município para a execução.

No bairro Montanha, na rua Donga de Menezes, há um bueiro com uma galeria que deveria estar com um tampão, porém, causa alagamento na via. “Está sendo aguardado o tamponamento de boa parte da rua para resolver essa questão”.

Também para quem sai do Bairro São Cristóvão em direção a Soledade, com as novas obras na via, as empresas que estão antes do shopping da cidade terão o acesso somente por quem vem do bairro São Cristóvão. Projeto ainda para as ruas Alberto Muller e Amazonas, no centro da cidade. “Lá existe uma construção particular em cima dessa projeção, mas está sendo estudada uma possível desapropriação”.

Na via em que vai para Forquetinha, “há um projeto no qual de estamos buscando recursos com o Governo do Estado para a pavimentação da rua Arno Eckhardt. Obra orçada em cerca de R$ 3 milhões”.

Início das obras nas rótulas e recapeamentos

As obras das rotatórias na Avenida Alberto Pasqualini já foram iniciadas, “acredita-se que entre 60 a 90 dias as quatro rótulas já estejam prontas”. A obra do viaduto da empresa BRF deve ser concluída até o fim do mês de fevereiro, obra esta que deveria ter sido entregue durante o aniversário de Lajeado.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais