Judiciário avança para elevar comarcas de Lajeado e Teutônia

JUSTIÇA DO RS

Judiciário avança para elevar comarcas de Lajeado e Teutônia

Mudança na hierarquia das áreas de jurisdição leva em conta o aumento populacional

Por

Judiciário avança para elevar comarcas de Lajeado e Teutônia
Desembargadores e servidores do COMAG parabenizaram a Presidente Iris pela condução do Conselho durante o biênio. Créditos: Eduardo Nichele/DICOM-TJRS
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Conselho da Magistratura (Comag) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) aprovou, em sessão nessa terça-feira, 30, a proposição de anteprojeto de lei ao Poder Legislativo. Com a decisão, passa pela Assembleia a elevação de entrância inicial para intermediária da comarca Teutônia e outras cinco cidades, além de elevação de entrância intermediária para final em Lajeado e outros dois municípios.

A iniciativa foi aprovada por unanimidade e teve a relatoria do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, e agora será encaminhada para a apreciação do Órgão Especial do TJ, antes de ser enviada para o Parlamento.

Em seu voto, o desembargador Conti destacou que as regiões que abrangem as comarcas possuem concentração populacional, argumentando a migração levantada pelo último censo do IBGE. “Neste sentido, Lajeado registrou um aumento populacional de 29,67%, Bento Gonçalves de 17,6% e Santa Rosa de 12,21%”, disse ele.

Esta foi a última sessão do Comag presidida pela Chefe do Poder Judiciário gaúcho, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Ela agradeceu o apoio dos magistrados e servidores do COMAG durante o biênio e reiterou a importância do fortalecimento constante da Justiça em busca do melhor para a sociedade.

Acompanhe
nossas
redes sociais