O deputado Adolfo Brito (PP), 73 anos, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa gaúcha nesta quarta-feira, 31. Com 49 votos favoráveis e nenhum contrário, a chapa única (veja a composição abaixo) encabeçada por Brito foi eleita por unanimidade.
Antes dele, o deputado Vilmar Zanchin (MDB) presidiu a casa em 2023. Brito (PP) está em seu oitavo mandato consecutivo, após ter sido eleito pela primeira vez como deputado estadual em 1994.
Natural de Posse do Caçador, agora parte de Segredo, Brito desempenhou diversas ocupações na carreira, incluindo locução de rádio. Ele obteve seu diploma de tecnólogo em Processos Gerenciais em 2013.
Na esfera política, sua jornada começou em 1982 como vereador em Sobradinho. Em 1988, passou a prefeito da cidade. À frente do Legislativo gaúcho, pretende priorizar a conservação de água, irrigação e piscicultura. O assuntos foram foco do dicurso de posse.
Brito é o autor de um projeto em discussão na Casa, relacionado à alteração do Código Estadual do Meio Ambiente, que propõe mudanças significativas, especialmente em relação à conservação de recursos hídricos.
A chapa é composta pelos seguintes parlamentares:
Titulares
Presidente: Adolfo Brito (PP)
1º Vice-presidente: Paparico Bacchi (PL)
2º Vice-presidente: Eliana Bayer (Republicanos)
1º Secretário: Pepe Vargas (PT)
2º Secretário: Vilmar Zanchin (MDB)
3º Secretário: Luiz Marenco (PDT)
4º Secretário: Dr. Thiago Duarte (União Brasil)
Suplentes
1º Suplente de Secretário: Issur Koch (PP)
2º Suplente de Secretário: Delegada Nadine (PSDB)
3º Suplente de Secretário: Gaúcho da Geral (PSD)
4º Suplente de Secretário: Elton Weber (PSB)
Acordo pluripartidário
Um acordo pluripartidário garante, ao longo das últimas legislaturas, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente. Na 56ª Legislatura, as bancadas que devem ocupar a presidência, além do MDB, que entrega o cargo hoje, são o PP, o PT e o Republicanos.
Ver essa foto no Instagram