Pelos menos 360 crianças aguardam vaga na educação infantil em Teutônia

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Pelos menos 360 crianças aguardam vaga na educação infantil em Teutônia

Aulas da rede municipal retornam no dia 19 de fevereiro

Por

Atualizado segunda-feira,
29 de Janeiro de 2024 às 16:11

Pelos menos 360 crianças aguardam vaga na educação infantil em Teutônia
Andreia Luersen, coordenadora das escolas de Educação Infantil e Fabiana Lampert, secretária de Educação de Teutônia (Foto: Pedro Rodrigues)
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A secretária de Educação de Teutônia, Fabiana Lampert e a coordenadora das escolas de Educação Infantil, Andreia Luersen, estiveram no programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora, 102.9, nesta segunda-feira, 29, para falar sobre os planejamentos da educação infantil do município para 2024.

Teutônia possui sete escolas municipais e oito comunitárias, todas de educação infantil com mais de 1,5 mil alunos atendidos em toda rede, 934 nas escolas comunitárias e 615 crianças nas municipais. Porém, ainda que seja um número abrangente, com a grande demanda de famílias que se mudam para a região, o município possui uma fila de espera para obtenção de vagas.

“Os pais precisam inscrever seus filhos para fazer reserva de vagas. Podem se inscrever online ou presencial e escolhem até três escolas, de preferência, que sejam unidades próximas da residência ou trabalho”, destaca Andreia. Segundo ela, em duas semanas, 39 novas vagas foram procuradas. No momento, 360 crianças aguardam serem chamadas na educação infantil.

Fabiana informa que em 2023, tiveram no Hospital Ouro Branco, em Teutônia, 367 nascimentos e, neste ano, entre janeiro e abril, estima-se o nascimento de 94 crianças. Por isso, a secretaria trabalha com a projeção de ampliação de sala e o aumento do número de vagas nas escolas comunitárias, que atualmente possui o número limite de mil novas matrículas.

“Primamos pela qualidade do ensino e saúde, e isso tem feito muitas pessoas procurarem o município para moradia e trabalho”, garante Fabiana.

Durante as férias escolares, duas unidades foram mantidas para atender as famílias que necessitavam, aqueles pais que não conseguem conciliar as férias da escola com o trabalho. Projeto da Escola Polo iniciou no dia 9 de janeiro e segue até 2 de fevereiro, retornando as aulas dias 19 de fevereiro, necessitando desse tempo de duas semanas para formação dos professores, reformas, organização da escola e higienização dos espaços.

Nas escolas de ensino fundamental, segundo Fabiana são atendidas em média 242 crianças, de 4 e 5 anos. No geral, Teutônia possui em média cinco mil alunos distribuídos em 21 escolas. O município investiu nos últimos três anos, R$ 7 milhões na educação.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais